Eleições 2020: Quem é Márcio França, candidato à Prefeitura de SP pelo PSB

Reportagem faz parte da série de entrevistas que a Jovem Pan está realizando com os principais candidatos a prefeito da capital paulista

  • Por Rafaela Lara
  • 26/09/2020 10h00
JÚLIO ZERBATTO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO Márcio França (PSB) Márcio França (PSB) durante as eleições de 2018; neste ano, ele disputa a Prefeitura de SP

Derrotado pelo atual governador de São Paulo, João Doria (PSDB), nas eleições 2018, Márcio França (PSB) é nome confirmado na disputa municipal deste ano para a Prefeitura de São Paulo. França, que foi vice de Geraldo Alckmin (PSDB), esteve no comando do governo do Estado enquanto Alckmin disputava a Presidência em 2018 e foi prefeito durante dois mandatos da cidade de São Vicente, no litoral paulista. Com o fim das convenções partidárias na última semana, o partido de França compôs a chapa com PDT – do vice Antônio Neto, e tem o apoio do Solidariedade, Avante e PMN. Na última quinta, o Partido da Mulher Brasileira (PMB) também se uniu em apoio ao candidato. A coligação ganhou o nome de “Aqui tem palavra”. Ao firmar apoio a França, o Solidariedade ainda avalia a possível expulsão de Marta Suplicy, ex-prefeita da cidade, que declarou apoio à reeleição de Covas. França nasceu em São Vicente e, antes de se eleger para a prefeitura de sua cidade natal, foi eleito vereador (1992 e 1996). Atuou como deputado federal por dois mandatos (2007 e 2015). Foi coordenador das campanhas à presidência de Anthony Garotinho (2002) e Eduardo Campos (2014). Ele também já foi secretário de Turismo (2010) e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (2015) do Estado de São Paulo durante a gestão Alckmin.

Em entrevista à Jovem Pan, o candidato acredita que o “start” da disputa se dará a partir do início da propaganda eleitoral na TV e no rádio e que, até o momento, o clima é de “desânimo coletivo, mesmo com a queda dos números da pandemia”, mas que afirma que a disputa deste ano pode ser decidida pelas mulheres. A propaganda eleitoral gratuita estará autorizada a partir de 9 de outubro. “A Covid-19 causou mortes e contaminou alguns, mas afetou a todos e, com isso, as pessoas se voltaram para a família e para questões internas e, claro, buscam um culpado. Acredito que a mulher é mais valente quando o assunto é recuperação e superação, e elas serão as responsáveis por decidir eleitoralmente esse momento. As pessoas também sabem que os R$ 600 não são para sempre e buscam por soluções nessa eleição”, avaliou o candidato. Em São Paulo, cerca de 2,7 milhões de pessoas recebem o auxílio emergencial do governo federal – que será reduzido para R$ 300 a partir do mês que vem.

Ao comentar a fala da candidata do PSL, Joice Hasselmann, em entrevista ao Pânico, da Jovem Pan, França avalia que “ela não vai mudar o estilo dela e busca um adversário para brigar”. Joice chamou França de “gângster, psicopata e comunista”. O candidato do PSB afirma ser mais “da linha de confluência e ponderação”, mas respondeu aos ataques no Twitter chamando Joice de “marionete do Doria”. “Deixa ela ‘brincar de eleição’ que eu trabalho por SP”, escreveu. Segundo o candidato, ao adotar uma postura “muito agressiva”, Joice pode realçá-lo. “É assim que ela chama a atenção, mas ela deve medir, porque nas eleições majoritárias, o eleitor espera uma certa moderação. No fundo, ela quer mostrar que existe, porque está em um padrão baixo de popularidade e angariou muitos adversários nos últimos tempos, mas ela, assim como o Arthur [do Val], são discípulos da radicalidade e dão um certo tempero ao debate”, afirmou. Após os ataques, o PMB, que estava quase fechado com Joice, anunciou apoio à candidatura de França – com o anúncio, a coligação tem seis partidos e se torna a segunda chapa com mais tempo na propaganda eleitoral gratuita, atrás apenas da chapa de Bruno Covas.

Para recuperar o caixa da cidade e voltar a gerar emprego e renda, França batizou seu plano de governo de “Plano Márcio”, analogia ao programa de ajuda econômica dos Estados Unidos criado após a Segunda Guerra Mundial chamado “Plano Marshall” . No “Plano Márcio”, haverá programas de capacitação ao trabalhador desempregado e linhas de crédito para o paulistano. “É um plano de recuperação pós-guerra, por isso a analogia. Inicialmente, vamos reduzir cargos comissionados porque estamos precisando de dinheiro e não haverá dinheiro no próximo ano. Então, no primeiro ano de governo teremos apenas 1% de cargos comissionados”, disse. O “Plano Márcio” ainda conta com linhas de microcrédito para 250 mil pessoas com juros zerados e financiamento para que comércios fechados pelo impacto da pandemia possam voltar a funcionar, além programas de geração de emprego e capacitação.

“Tudo isso é para ver se damos uma chacoalhada na cidade, porque temos de voltar a conduzir o Brasil. Viramos um vagãozinho e precisamos reanimar as pessoas. As pessoas que vivem em São Paulo estão desanimadas pelos efeitos da pandemia. A prefeitura não tem pulso e é controlada por 42 vereadores e o governador do Estado. Passei pelos três Poderes e por todas as esferas de competência. Então, no meu caso, não vai faltar pulso e experiência”, afirmou. O candidato do PSB não poupou críticas à gestão Covas que, segundo ele, “roda em um software automático e está sem comando”. Ao comentar as obras no Vale do Anhangabaú, França relembrou que as obras se arrastam desde a gestão Haddad. “Não se trata de uma coisa obsoleta, mas é desproporcional para o momento. Agora, eles [gestão Covas] estão quebrando calçadas para trocar por outras. Justamente agora, que os comércios estão começando a respirar, quebram as calçadas em frente aos estabelecimentos. São obras que poderiam acontecer em outro momento. Com os jardins suspensos do Minhocão é a mesma coisa, não fizeram a manutenção e agora vamos ter de pagar por aquilo. Basta observar as ações sobre rodízio, redução de circulação de ônibus, passageiros sentados e em pé durante a pandemia. Esse ‘vai e volta’ não passa segurança para a população. Quando se tem 200 comandos, não se tem nenhum”, declarou.

Ao avaliar os demais nomes na disputa municipal e as recentes pesquisas eleitorais que mostram Celso Russomanno (Republicanos) e Covas tecnicamente empatados, mas também como líderes de rejeição, França diz que a rejeição a Covas “vem de Doria porque é um governo só” e que Russomanno tenta repetir o “BolsoDoria” criando um “Russonaro” que “tende a deixar o eleitor desconfiado dessa cópia, desse aproveitamento”. O presidente Jair Bolsonaro, no entanto, não manifestou publicamente apoio a nenhum candidato à Prefeitura de São Paulo, mas compartilhou um vídeo de Russomanno nas redes sociais, onde o candidato explica a alta no preço do arroz ao responder o deputado federal Kim Kataguiri. Segundo o Ibope do último domingo, 20, a primeira pesquisa feita após a definição do quadro em São Paulo, França aparece com 6% das intenções de voto, empatado tecnicamente com o candidato do PSOL, Guilherme Boulos. O Datafolha desta quinta revela um cenário com Russomanno liderando, com 29% das intenções de votos, Covas em segundo, com 20% e Márcio França (8%) empatado tecnicamente com Boulos (9%). Apesar das divergências, França afirma que buscará diálogo com governo federal e estadual, se eleito. Segundo ele, o desempenho do governo Doria no combate à pandemia foi “péssimo”. “Houve um destempo nas ações. Ainda em dezembro, eu sugeri o lockdown em Cumbica [aeroporto], o que não foi feito. Todos sabiam que o vírus chegaria ao Brasil e o que os caras fizeram foi o ‘carnacorona’. No desespero, se faz muita coisa errada. Era possível ter deixado um legado aproveitando e melhorando os hospitais e os equipamentos da cidade ao invés dos hospitais de campanha que logo foram desmontados. Não vou dizer que houve malandragem, mas no mínimo, houve certa inexperiência”, avaliou.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.