Próximo presidente terá desafios com Congresso fragmentado
Próximo presidente terá Congresso fragmentado, com derrotas de partidos grandes e ascensão de lideranças.
Especialista em políticas públicas, Bruno Carazza, analisou uma possível governabilidade: “a gente teve renovação grande e, sem dúvida, isso vai representar grandes desafios para qualquer um dos dois candidatos, seja Haddad ou Bolsonaro”, disse.
A professora da UFSCAR, Simone Diniz, ressaltou o presidencialismo brasileiro: “quem dá o tom é o presidente. Se ele vai para relação de confronto ou colocar o Congresso de lado, a reação dos parlamentares certamente será forte”.
Para o professor da UFSCAR, Pedro Floriano Ribeiro, a crise fiscal impõe negociação com o Congresso: “inevitavelmente ele vai ter que negociar com um Congresso bastante fragmentado e que ainda não sabemos qual cara que vai sair, tanto na Câmara quanto no Senado”.
Deputados e senadores tomam posse em fevereiro de 2019, mas em Brasília, a disputa pelas presidências das Casas já foi aberta.
Confira a cobertura completa das Eleições 2018
*Informações do repórter Marcelo Mattos
Assuntos
continue lendo
Notícias
Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF
É casada há quase 20 anos com o ex-atleta de vôlei de praia e campeão olímpico Emanuel Rego e tem um filho
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 2 semanas
- Alexandre Kalil, o ex-presidente do Atlético-MG, que foi prefeito de BH e agora quer o governo de MG Sarah Américo · há 2 semanas
- Vorcaro perguntou se devia ‘estar fora’ para Moraes dois dias antes de ser preso Fernando Keller · há 2 semanas
- Dentista do SUS e militante de esquerda: Quem é Samara Martins (UP), candidata à Presidência Lucas Peçanha · há 2 semanas