STF julga lei sobre transgênicos na próxima semana; confira destaques do Hora H do Agro
O programa Hora H do Agro deste sábado, 3, analisou os impactos da perda de força política do presidente Lula no Congresso. Além da dificuldade para aprovar a medida provisória (MP) que aumentou o número de ministérios, o presidente sofreu derrotas recentes, como a criação da CPI do MST e aprovação do Marco Temporal das Terras Indígenas na Câmara.
No encontro, também foi analisada a disparada de 21% do PIB da Agropecuária, a proibição da pulverização aérea no Ceará, que também afeta o uso de drones, a fala de uma ex-integrante do MST, que afirmou que era usada como massa de manobra. Já na agenda do STF, o Hora H do Agro abordou as perspectivas para o julgamento do Marco Temporal no STF, que ocorrerá em 7 de junho, a decisão da Corte sobre a Ferrogrão e um julgamento que acontece na próxima semana sobre a lei sobre os transgênicos. Confira.
PIB Agro dispara 21% e puxa economia do Brasil; setor vai seguir como locomotiva do país?
O PIB do Brasil cresceu 1,9% no primeiro trimestre deste ano na comparação trimestre anterior Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o resultado positivo foi puxado, principalmente, pela agropecuária, que teve uma expressiva alta de 21,6% no período, maior elevação para o setor desde 1996. O agro, que sofreu com problemas climáticos expressivos na safra passada, neste ano terá um cenário de produção recorde para a soja, que é apontada como um dos motivos desse salto no resultado.
Ao programa Hora H do Agro deste sábado, 3, o pesquisador do Centro de Estudos do Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGV Agro), Felippe Serigatti, revela que a perspectiva é positiva para o PIB da Agropecuária, que deve encerrar o ano com crescimento de dois dígitos. Porém, ele ressalta os desafios logísticos e de baixa de preços que o setor passa. “PIB não é lucro, não é receita. PIB é volume de produção, quantidade”, afirma.
Proibir pulverização aérea vai ‘virar moda’?
O Supremo Tribunal Federal decidiu a favor da lei do Ceará que proibiu a pulverização aérea de agroquímicos no estado. O julgamento do tema aconteceu durante sessão virtual e o resultado saiu na última semana.Todos os 10 ministros da Corte votaram a favor da proibição da pulverização aérea. A ação de inconstitucionalidade tinha sido ajuizada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, que argumentava que a lei do Ceará teria invadido uma competência que era da União, ao legislar sobre navegação aérea. Durante o programa Hora H do Agro deste sábado, 3, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estados do Ceará, Amílcar Silveira, revelou que a pulverização aérea por drones também está proibida e que os agricultores estão impedidos de aplicar de forma aérea a pulverização de bioinsumos. Ele calcula um prejuízo de R$ 100 milhões até o momento.
STF julga lei sobre transgênicos na próxima semana
No dia 9 de junho, no plenário virtual, o Supremo Tribunal Federal deve dar início ao julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade que questiona a lei de biossegurança e a composição da Comissão Técnica de Biossegurança (CTNbio). Na prática, essa ação aponta que estados e municípios deveriam ter poder para regular o tema, assim como proibir transgênicos. Hoje, quem tem esse dever é o órgão federal CTNbio, que regula a aprovação de transgênicos e garante a centralização e a eficiência ao Brasil. O cientista político Christian Lohbauer revela durante o programa Hora H do Agro deste sábado, 3, que a ideia é que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) faça parte do processo decisório. “Imagina o que seria se o Ibama se posicionasse em relação a cada biotecnologia que vier a ser apresentada do ponto de vista burocrático. Ela não teria competência, agilidade e muito menos interesse”, critica.
Ferrogrão: STF envia projeto da principal ferrovia do agro para conciliação
O Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, decidiu enviar para conciliação a discussão sobre a construção da Ferrogrão, projeto de uma ferrovia que vai ligar Mato Grosso ao Pará e promete aumentar a competitividade do agronegócio. O tema estava na pauta para ser analisado nesta semana, mas acabou não sendo julgado. O programa Hora H do Agro deste sábado, 3, revela que pela decisão do ministro, a questão será avaliada pelo centro de soluções alternativas de litígios do próprio STF. Moraes manteve a suspensão da lei que alterou a área de um parque nacional para passagem da Ferrogrão, mas autorizou a retomada dos estudos e processos administrativos relacionados à Ferrovia. Confira a análise do Movimento Pró-Logística sobre o tema.
Marco Temporal: ‘Congresso envia recado ao STF ao aprovar PL 490’
A Câmara dos Deputados aprovou nesta semana o PL 490, sobre o Marco Temporal das Terras Indígenas. O projeto de lei estabelece que os indígenas podem reivindicar apenas áreas em que esses povos ocupavam na data da promulgação da Constituição. Essa aprovação é considerada uma vitória pela Frente Parlamentar da Agropecuária, já que traz segurança jurídica e reforça o direito de propriedade privada. O projeto de lei seguirá para o Senado e depois precisará passar por sanção presidencial. O programa Hora H do Agro deste sábado, 3, revela que a bancada do agro tenta se antecipar à retomada do julgamento do mesmo tema que vai acontecer no Supremo Tribunal Federal no dia 7 de junho. O tema está parado na Corte desde 2021, quando o ministro Alexandre de Moraes pediu vistas. O placar está empatado, com 1 voto contra o marco temporal e um voto a favor.
Para Marcelo Bertoni, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, a aprovação do PL 490 na Câmara envia uma mensagem ao STF para que a Corte deixe o Congresso legislar sobre o tema. Sobre o avanço do projeto no Senado, ele afirma que há uma preocupação do agro com um possível ‘trancamento’ da pauta pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco.
Lula acumula derrotas no Congresso
A força política do governo Lula foi colocada à prova nesta semana. O presidente encontrou dificuldades para aprovar na Câmara dos Deputados a Medida Provisória (MP) que aumentou o número de ministérios no seu governo, que estava prestes a caducar. Para assegurar a aprovação do texto, Lula ordenou a liberação de R$ 1,7 bilhão em emendas parlamentares e cargos. Após ter votação adiada na Câmara, a MP foi aprovada na Casa e depois no Senado.
Sob pressão da bancada do agro e com apoio de deputados do Centrão, a MP de Lula aprovada no Congresso passou por modificação. Na nova versão, o Ministério do Meio Ambiente ficou sem o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e sem a Agência Nacional de Águas (ANA). Já o Ministério dos Povos Indígenas perdeu o poder de definir as demarcações de terras indígenas, atribuição que foi repassada ao Ministério da Justiça. A aprovação do Marco Temporal na Câmara e a instalação da CPI do MST sinalizam derrotas de Lula no Congresso.
O programa Hora H do Agro deste sábado, 3, analisou o tema com o sócio-fundador da Liberta Investimentos, Leandro Ruschel. Como essa perda de capital político de Lula deve afetar as pautas prioritárias do agronegócio? O presidente sairá ainda mais enfraquecido? Confira.
CPI do MST: ex-integrante diz que era usada como massa de manobra
Durante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a atuação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), uma ex-integrante do MST revelou que era usada como massa de manobra. O requerimento que trouxe ex-membros do movimento teve autoria do deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS). Veja o que foi dito nessa CPI.
Assuntos
continue lendo
Política
Flávio aciona TSE contra Durigan por suposta atuação em campanha de Lula
Advogados do candidato do PL alegam que ministro da Fazenda usou estrutura da pasta para fazer campanha pela reeleição do petista
- Da autocobrança ao esgotamento: como a busca pelo alto desempenho afeta o corpo e a mente Ana Carolina Oliveira · há 1 semana
- A sua marca não é mais sua Gustavo Hansel · há 2 semanas
- Tarcísio diz que áudios de Flávio a Vorcaro não impactam relação com senador Jovem Pan · há 2 semanas
- PF divulga parecer sobre acidente Voepass e indicia 16 pessoas Fernando Keller* · há 3 semanas