Bolsonaro é primeiro presidente a concorrer pela reeleição em chapa pura
O presidente Jair Bolsonaro (PL) é o primeiro chefe do Executivo que concorre à reeleição em uma chapa partidária pura, com vice do mesmo partido. Neste domingo, o Partido Liberal oficializou a candidatura dele com o general Walter Braga Netto (PL) no posto de vice. É a primeira vez também desde 1998 que um presidente muda seu vice na tentativa de reeleição. Além disso, Bolsonaro é também o primeiro a concorrer a reeleição por um partido diferente do que se elegeu, tendo deixado o antigo PSL e ingressado no PL.
Antes dele, Dilma Rousseff (PT), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB) tiveram vices de partidos diferentes, Michel Temer (PMDB), José Alencar (PL e PRB) e Marco Maciel (PFL) respectivamente. Entre candidatos à eleição que não estão no poder não é a primeira vez que alguém disputa com chapa pura. Em 2014, por exemplo, Aécio Neves e Aloysio Nunes disputaram em segundo turno pelo PSDB contra Dilma e Temer. Ainda assim, chapas mistas são mais comuns, como tentativa políticas de formar acordos e alianças, para fortalecer a candidatura e abrir espaços em palanques de todo o país.
Em uma eleição polarizada, como apontam as pesquisas de intenção de voto, entre Lula e Bolsonaro, com o ex-presidente petista liderando a disputa até o momento, ambos possuem alianças com diversos partidos. Bolsonaro tem apoio do Progressistas, de onde é o seu ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, Republicanos, PSC, PTB e Patriota. Já Lula tem o apoio do PSB (ao qual está filiado seu vice, Geraldo Alckmin), PCdoB, Psol, PV, Rede e Solidariedade.
[jp-related-posts ids=”1291338,1291319″]
Assuntos
continue lendo
Política
Perícia recusou ao menos 15 aparelhos de operação sobre ‘Dark Horse’ por falha no lacre
Equipamentos tinham selo intacto, mas perícia identificou vão que permitiria conexão USB
- BTG/Nexus: Lula supera Flávio no 1º, mas empata tecnicamente no 2º turno Jovem Pan · há 1 hora
- Lula diz querer que o Brasil ‘conquiste definitivamente’ o fim da escala 6×1 Estadão Conteúdo · há 8 horas
- Apoiadores de Lula fazem atos pelo Brasil em prol da reeleição do petista AFP · há 9 horas
- Gilmar cita risco de ‘obscuridades’ de Mendonça e cobra acesso ao celular de Vorcaro Jovem Pan · há 10 horas