JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
Morning Show | 10h00 - 12h00
Política

Gerp: Flávio tem 50% no 2º turno contra 43% de Lula

Primeiro turno se mostra mais acirrado, com empate tecnico; senador teria 40% das intenções de voto contra 37% do atual presidente

Jovem Pan

Flávio Bolsonaro e Lula
A pesquisa Gerp entrevistou 2.400 eleitores entre 14 e 16 de setembro, por meio de entrevistas telefônicas (sistema GerpCati). A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento foi contratado pela Gerp Mercadologia e está registrado no TSE sob o protocolo BR-00535/2026. Divulgação / PR e Agência Senado

A corrida ao Palácio do Planalto aponta um cenário de equilíbrio na primeira etapa da disputa. Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (17) indica que Flávio Bolsonaro (PL) tem 40% das intenções de voto no 1º turno, e o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 37%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais, os líderes configuram um empate técnico no levantamento.

Entre os demais nomes testados no cenário estimulado, Augusto Cury tem 7%, seguido por Ronaldo Caiado, com 3%, e Renan Santos, com 2%. Romeu Zema e Pablo Marçal pontuam com 1% cada, enquanto os demais candidatos listados na cédula não pontuaram. Aqueles que afirmam votar em branco, nulo ou nenhum somam 4% das respostas, o mesmo índice dos que não sabem ou não responderam.

Flávio abre vantagem

Em uma eventual simulação de segundo turno entre os dois líderes, o cenário de empate da primeira etapa se desfaz. O candidato do PL lidera com 50% dos votos, ultrapassando a margem de erro da pesquisa, contra 43% de preferência para o atual presidente.

Neste recorte que simula o confronto direto pelo Executivo nacional, o eleitorado que declara voto em “nenhum deles” alcança 6%. Já a parcela de entrevistados que se mostra indecisa representa 1% do total.

Lula lidera rejeição

O levantamento também mediu o potencial de veto aos principais nomes da corrida eleitoral. O petista enfrenta 49% de rejeição declarada, o índice mais alto entre os postulantes. O senador do PL aparece logo na sequência, indicando que não seria votado de jeito nenhum por 40% dos entrevistados.

A percepção sobre a atual gestão federal ajuda a explicar os números da corrida e o engessamento do cenário. O trabalho do atual governo é desaprovado por 50% dos brasileiros, frente a 44% que aprovam a administração da Presidência e 6% que optaram por não opinar.

A pesquisa Gerp entrevistou 2.400 eleitores entre 14 e 16 de setembro, por meio de entrevistas telefônicas (sistema GerpCati). A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento foi contratado pela Gerp Mercadologia e está registrado no TSE sob o protocolo BR-00535/2026.

continue lendo