Gerp: Tarcísio lidera com 53% e venceria eleição contra Haddad no 1º turno em SP
A pesquisa Gerp divulgada nesta quinta-feira (01) aponta que Tarcísio de Freitas (Republicanos) lidera com 53% das intenções de voto para o governo de São Paulo. Ele é seguido de longe por Fernando Haddad (PT), com 33% no cenário estimulado. A margem de erro do levantamento é de 2,6 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Entre os demais nomes testados, a Policial Edjane marca 2%, enquanto Izadora Dias e Vera Lúcia têm 1% cada. Os candidatos Carlos Machado e Vivian Mendes não pontuaram. Brancos, nulos e eleitores que declaram não votar em nenhum deles somam 5%, enquanto os indecisos representam 6%.
Vantagem consolidada
Na simulação de confronto direto para um eventual segundo turno, o atual governador marca 56% da preferência do eleitorado paulista. O candidato petista aparece com 36% dos votos, confirmando uma vantagem estatisticamente significativa para o atual chefe do executivo.
Nesse cenário mais restrito, a fatia de eleitores que anularia ou não votaria em nenhum deles cai para 3%. Já os cidadãos que não sabem em quem votar ou preferiram não responder representam 4% da amostra estadual avaliada.
Rejeição e avaliação
Quando questionados sobre em quem não votariam de jeito nenhum, Fernando Haddad lidera a rejeição com 50%. Na sequência, aparecem os eleitores que dizem que Tarcísio de Freitas é rejeitado por 27%. Como a pergunta permite múltiplas escolhas, a soma ultrapassa os 100%.
Os demais candidatos registram índices de rejeição que variam entre 5% e 8%. Em paralelo à corrida eleitoral, o levantamento mediu a popularidade da atual gestão do Palácio dos Bandeirantes: 63% aprovam o atual governo, enquanto 29% desaprovam e 9% não opinaram.
A pesquisa Gerp entrevistou 1.500 eleitores entre 28 e 30 de setembro de 2026, por meio de entrevistas telefônicas. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95,55%. O levantamento foi contratado por Gerp Mercadologia e está registrado no TSE sob o protocolo SP-04091/2026.
Assuntos
continue lendo
Política
Como São Paulo votou para presidente no primeiro turno de 2026
Flávio Bolsonaro venceu no maior colégio eleitoral do país com 51,93% dos votos válidos
- Em quais anos Lula chegou ao segundo turno para presidente Jovem Pan · há 2 minutos
- Qual é a linha sucessória da Presidência da República Jovem Pan · há 52 minutos
- Quais são as principais propostas de Lula para um quarto mandato? Jovem Pan · há 1 hora
- Qual é a ordem de votação no segundo turno das Eleições 2026 Jovem Pan · há 1 hora