Lula anuncia advogado da Petrobras para comandar Ministério da Justiça
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta terça-feira (13) o advogado-geral da Petrobras, Wellington César Lima e Silva, como novo ministro da Justiça e Segurança Pública. O convite se deu durante o encontro no Palácio do Planalto. Em nota, o governo informou que “a nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União de hoje”.
Essa é a segunda troca no comando da pasta desde o início do terceiro mandato do petista. A escolha já tinha sido adiantada pela Jovem Pan. Wellington chega para substituir Ricardo Lewandowski, que pediu demissão a Lula na quinta-feira (8). Em carta enviada ao chefe do Executivo, ele disse que deixou o comando do ministério por “razões de caráter pessoal e familiar”.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_4anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Wellington César Lima e Silva tem uma carreira consolidada no Ministério Público da Bahia (MPBA). De 2010 a 2014, comandou o órgão após nomeação do senador Jaques Wagner (PT-BA), à época governador do estado baiano. Durante o segundo mandato da ex-presidente Dilma Rousseff, o jurista assumiu o comando o Ministério da Justiça por 11 dias. Ele deixou a pasta depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar que ele escolhesse entre o seu cargo de procurador e o posto no Executivo.
Em 2023, aposentou-se para assumir a Secretaria de Assuntos Jurídicos da Presidência da República no governo Lula. No ano seguinte, foi empossado como advogado-geral da Petrobras.
[jp-related-posts ids=”2094476,2094298″]
continue lendo
Política
Criação de ministério depende da aprovação da PEC da Segurança Pública, diz Lula
O chefe do Executivo afirmou ser necessário definir o papel de cada ente federado para definir a atuação do governo federal
- Lula já tirou ao menos três fotos com lobista Roberta Luchsinger, que diz ‘nunca ter visto’ Sarah Américo · há 5 horas
- Produtora do ‘Dark Horse’ pede a Mendonça que leve inquérito sobre desvios em SP ao STF Estadão Conteúdo · há 6 horas
- ACM Neto aparece com 39% pelo governo na BA; Jerônimo Rodrigues tem 37%, aponta Quaest Estadão Conteúdo · há 7 horas
- Quaest: Ferraço lidera corrida pelo governo do ES com 35%; Pazolini tem 28% Estadão Conteúdo · há 7 horas