Lula fará cirurgia de catarata nesta sexta-feira
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará uma cirurgia de catarata no olho esquerdo. Segundo o Planalto, os exames pré-operatórios foram feitos nesta quinta-feira (29), em Brasília, confirmando as expectativas de que a cirurgia seja feita na sexta-feira (30).
Lula fez o mesmo procedimento em 2020, mas no olho direito. O presidente chegou hoje de madrugada da viagem que fez ao Panamá, onde participou do Fórum Econômico Internacional – América Latina e Caribe 2026. Ele passou o dia na Granja do Torto.
A catarata é um processo natural de envelhecimento que resulta na perda da transparência do cristalino, que é a lente natural dos olhos, deixando-o opaco e esbranquiçado. Pode ocorrer também por outros motivos, como diabetes, uso de medicamentos com corticoides ou traumas oculares.
O indivíduo que tem esse problema tem a sensação de enxergar através de um vidro embaçado, como se estivesse em um ambiente esfumaçado ou nublado.
Por meio de procedimento cirúrgico, é possível substituir essa lente natural opaca por uma artificial transparente.
*Com Agência Brasil
[jp-related-posts ids=”2100662″]
Assuntos
continue lendo
Política
Entenda o imbróglio em torno do debate presidencial da Globo
O encontro de candidatos ao Palácio do Planalto foi cancelado depois de decisões judiciais e desistências
- Lula diz que Flávio é ‘desqualificado’: ‘Vira-lata, traidor da pátria’ Júlia Lara · há 5 horas
- ‘Lula usa amigos do Judiciário para impor censura ao debate’, diz Flávio Bolsonaro Sarah Américo · há 6 horas
- Lula sobre não ir aos debates: ‘São infrutíferos, o pessoal começa a fazer gracinha’ Júlia Lara · há 6 horas
- ‘Sequestro da democracia’ e ‘atentado nacional’: presidenciáveis reagem ao cancelamento de debate Sarah Américo · há 6 horas