Mais de seis mil brasileiros vão votar na Argentina neste segundo turno
Na Argentina, 6.210 eleitores vão votar neste domingo (28), a maioria em Buenos Aires, a capital, onde serão instaladas oito urnas eletrônicas na sede da Embaixada do Brasil. No primeiro turno, apenas o equivalente à metade dos eleitores – 3.199 – votou.
A eleição presidencial do Brasil é acompanhada atentamente na Argentina – principal sócio comercial na região. O ministro das Relações Exteriores da Argentina, Jorge Faurie, disse que o resultado do primeiro turno foi tema na reunião de gabinete do presidente Mauricio Macri.
“A Argentina quer que o vitorioso de hoje seja o que permita consolidar sua democracia, a institucionalidade e a economia.”
Macri chegou a telefonar para o candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro. O brasileiro disse que, se eleito, irá à Argentina para intensificar as relações.
Desde que assumiu em dezembro de 2015, com a promessa de tirar a economia argentina da estagnação, Macri acompanha a política brasileira. Ele observou os desdobramentos do processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, as denúncias de corrupção e a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em abril.
A Argentina depende da estabilidade politica e econômica brasileira, em meio a uma crise econômica, com previsão de encolher 2% este ano, enquanto a inflação deve ultrapassar os 40%. Macri tem o desafio de fazer o Senado aprovar o Orçamento de 2019 (que prevê um forte ajuste).
O presidente argentino se comprometeu com o Fundo Monetário Internacional (FMI) a zerar o déficit fiscal no ano que vem, em troca de uma linha de crédito de US$ 56,3 bilhões.
*Com Agência Brasil
continue lendo
Política
Perícia recusou ao menos 15 aparelhos de operação sobre ‘Dark Horse’ por falha no lacre
Equipamentos tinham selo intacto, mas perícia identificou vão que permitiria conexão USB
- Aliados de Lula criticam campanha ‘analógica’ após avanço de Flávio nas pesquisas João Vitor Revedilho · há 1 hora
- Depoimento de Vorcaro sobre relação do Master com BRB é adiado Jovem Pan · há 1 hora
- Faesp cobra STF sobre investigação: ‘Setor produtivo precisa de segurança jurídica’ Jovem Pan · há 3 horas
- Lula deve empenhar foco em São Paulo para reforçar campanha e planeja agenda nesta sexta João Vitor Revedilho · há 4 horas