Padilha diz que governo vai indicar parlamentares experientes para CPMI dos atos de 8 de janeiro
O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse nesta sexta-feira, 21, que tão logo seja instalada a CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) para investigar os atos de 8 de janeiro, o governo irá indicar nomes “experientes” para integrar o colegiado de parlamentares. Na lista de prováveis membros aliados ao governo estão os senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Omar Aziz (PSD-AM) e o deputado federal André Janones (Avante-MG). Padilha concedeu a declaração após participar de um evento religiosos, em Brasília, nesta sexta-feira, 21. Além disso, segundo o ministro, o governo irá focar seus trabalhos na comissão em identificar pessoas ou empresas que financiaram as manifestações. “Quem pagou, quem financiou esse ataque à democracia precisa ser investigado. A CPMI vai ser um espaço onde serão convocados e identificados, para a população, quem financiou os atos”, disse.
Padilha também reiterou a posição do governo de que o ex-presidente Jair Bolsonaro teria sido o “mentor” das manifestações. “Sempre digo que o ex-presidente é o responsável moral, espiritual, organizativo, pelos atos do dia 8, porque durante quatro anos, semeou o ódio, contra a Suprema Corte, o sistema eleitoral”, disparou. A sessão no Congresso para a instalação da CPI mista está marcada para a próxima quarta-feira, 26.
Assuntos
continue lendo
Política
Veja quais presidentes indicaram os atuais ministros do Supremo Tribunal Federal
Nesta quarta-feira (16) o presidente Lula disse em entrevista a um podcast que o ministro Alexandre de Moraes não foi indicado durante seu mandato
- Sarney recebe alta após apresentar quadro de pneumonia Fernando Keller* · há 2 horas
- Lula cobra Fachin para solução de crise no STF: ‘Isso não pode atrapalhar o processo eleitoral’ Jovem Pan · há 2 horas
- Quaest: 49% dizem que Lula é desonesto; índice de Flávio chega a 42% Jovem Pan · há 7 horas
- De ‘leviano’ a ‘desfaçatez’: veja os principais embates dos ministros do STF Marcelo Bamonte · há 7 horas