JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
Os Pingos nos Is | 18h00 - 20h00
Política

PEC aprovada na Câmara cria Fundo de Reparação Econômica para população negra

Proposta relatada por Gisela Simona prevê R$ 20 bilhões em investimentos ao longo de vinte anos; caso seja aprovada, o texto será encaminhado ao Senado Federal

Uanabia Mariano

Comissão de Constituição e Justiça
img20241211112650098MED Mario Agra/Câmara dos Deputados

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira passada (27) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 27/2024, que cria o Fundo Nacional de Reparação Econômica e de Promoção da Igualdade Racial. A relatoria foi da deputada Gisela Simona (União-MT).

O objetivo do fundo é reduzir desigualdades históricas e promover inclusão social da população negra no Brasil. Pela proposta, a União deverá destinar R$ 20 bilhões em vinte anos. Além do orçamento federal, os recursos também poderão vir de doações internacionais e outras fontes previstas em lei.

O texto determina que o fundo financie projetos culturais, sociais e econômicos que incentivem o protagonismo de brasileiros pretos e pardos. Está prevista ainda a criação de um conselho com representantes do poder público e da sociedade civil para fiscalizar a aplicação dos recursos.

[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]

“A aprovação dessa PEC é um passo fundamental para corrigirmos distorções que atravessam séculos. A escravidão deixou marcas profundas e estruturais, e é papel do Estado promover políticas capazes de romper esse ciclo de exclusão”, afirmou a deputada Gisela Simona.

A medida é considerada essencial pela Bancada Negra da Câmara, que reivindicava há anos a criação de instrumentos financeiros para sustentar políticas de igualdade racial. Para Gisela, a votação representa um marco histórico: “Não se trata apenas de uma política social, mas de um reconhecimento do papel que a população negra teve na construção do país e do quanto lhe foi negado.”

Com a aprovação na CCJ, a PEC segue agora para análise de uma comissão especial e, depois, para votação em plenário. Caso seja aprovada, o texto será encaminhado ao Senado Federal.

[jp-related-posts ids=”2049889,2048275″]