STF forma maioria para tornar réus mais 250 denunciados pelos atos do 8 de Janeiro
Neste sábado, 20, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos para tornar réus mais 250 denunciados pelas invasões e depredações aos prédios da Praça dos Três Poderes. A análise dessas denúncias oferecidas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) começou na terça-feira passada, 16, e vai se encerrar às 23h59 de segunda-feira, 22. Este é o quinto conjunto de acusações contra participantes ativos dos atos do 8 de Janeiro. Como o tribunal ainda conta com dez ministros, pois a vaga deixada pela aposentadoria de Ricardo Lewandowski ainda não foi preenchida, bastam 6 ministros para que se forme a maioria simples. Julgamento é feito no plenário virtual da Corte e votaram para receber as acusações o relator, Alexandre de Moraes, e os ministros Dias Toffoli, Rosa Weber, Gilmar Mendes , Cármen Lúcia e Luís Roberto Barroso. Ministro Kassio Nunes votou pela rejeição das denúncias.
Até agora a Corte abriu ações penais contra 795 envolvidos nos atos, número maior do que a metade das 1.390 denúncias oferecidas pela PGR no caso. Acusados ainda podem entrar com recursos contra a abertura das ações penais. Ministros analisam o caso de cada potencial réu para avaliar se há indícios reais de participação nos crimes, de acordo com o material apresentado pela PGR.
[jp-related-posts ids=”1413314,1412873″]
continue lendo
Jesualdo Júnior
Pablo Marçal como ministro do STF?
Possibilidade poderia ser recebida apenas como mais uma das provocações características de Pablo Marçal, não fosse o fato de tocar diretamente em um dos pontos mais sensíveis da arquitetura constitucional brasileira
- PT aposta em três eixos para Lula virar sobre Flávio no segundo turno João Vitor Revedilho · há 34 minutos
- ‘Em breve eu me pronunciarei’, diz Augusto Cury sobre apoio no segundo turno Estadão Conteúdo · há 1 hora
- Van Hattem diz que começará mandato no Senado trabalhando por impeachment de Gilmar Mendes Estadão Conteúdo · há 1 hora
- Republicanos anuncia apoio a Flávio no 2º turno: ‘Decisão que nasce da voz das urnas’ Jovem Pan · há 2 horas