Twitter teve 2,7 milhões de posts sobre divergências políticas após 1° turno
O Twitter teve 2,7 milhões de postagens sobre divergências políticas entre as 19 horas de domingo (7) e as 15 horas de quinta-feira (11). Os dados foram coletados pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas (Dapp), da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Segundo o mapeamento, houve relatos de pessoas que temem se tornar alvo de algum tipo de agressão. A parcela populacional que mais manifestou apreensão diante das ocorrências foram pessoas LGBTI+, negros e mulheres.
O pico de publicações que mencionaram o medo foi identificado no domingo — quando foram feitas, em média, 3,2 mil tweets por minuto. Na segunda-feira, o assunto mais comentado na rede social foi a morte do capoeiriswta Mestre Moa, citado em 112 mil postagens. Também foi identificado um grande volume de denúncias sobre outros casos e compartilhamentos de conteúdos que noticiavam agrassões a jornalistas e a eleitores do PT.
Também foram volumosas as menções ao caso da jovem agredida e marcada com uma suástica no Rio Grande do Sul. Foram identificados 329 mil tweets a respeito.
Ainda conforme levantamento da Dapp, na quarta-feira (10), os posicionamentos oficiais do candidato Jair Bolsonaro (PSL) e seu adversário, Fernando Haddad (PT) mobilizaram significativamente o debate em torno das violências cometidas após o primeiro turno do pleito. Os candidatos assinavam dois dos cinco tweets de maior impacto no período.
*Com informações da Agência Brasil
Assuntos
continue lendo
Política
Perícia recusou ao menos 15 aparelhos de operação sobre ‘Dark Horse’ por falha no lacre
Equipamentos tinham selo intacto, mas perícia identificou vão que permitiria conexão USB
- Quaest: Flávio chega a 42% no 2º turno e empata com Lula, que tem 40% Estadão Conteúdo · há 2 horas
- Zanin e Gilmar recebem da PF dados do celular de Daniel Vorcaro Matheus Alleoni · há 2 horas
- Celular de Vorcaro vira foco de disputa no STF antes de sessão sobre Moraes; entenda Nícolas Robert · há 2 horas
- Anotações de empresária indicam ‘Mario’ como sócio da produtora de ‘Dark Horse’ Estadão Conteúdo · há 2 horas