Com poucas filas, idosos relatam alívio ao tomar primeira dose da vacina em SP

O governo do Estado antecipou para esta sexta-feira, 19, o início da imunização de pessoas entre 72 e 74 anos

  • Por Jovem Pan
  • 20/03/2021 07h33
JOAO GABRIEL ALVES/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDOPela previsão inicial, a faixa etária começaria a receber a primeira dose no dia 22 de março

Idosos entre 72 anos e 74 anos já começaram a tomar a vacina contra a Covid-19 em São Paulo e outras 15 cidades da Região Metropolitana. O governo do Estado antecipou para esta sexta-feira, 19, o início da imunização. Pela previsão inicial, a faixa etária começaria a receber a primeira dose no dia 22 de março. Só na capital paulista, cerca de 200 mil pessoas tem entre 72 e 74 anos, o maior grupo de vacinação até agora. Mesmo assim, o primeiro dia de imunização foi tranquilo.

A dona Maria Luisa, de 74 anos, conta que ficou cerca de 40 minutos na fila em um drive-thru na Zona Oeste da cidade. “Só não vacina quem não quer.” O seu Francisco, de 67 anos, levou a dona Maria Aparecida, de 74, para tomar a vacina; para eles, o sentimento é de alívio. “Sem medo, graças a Deus chegou. A salvação nossa é a vacina, não tem outro meio.” Na capital paulista, a vacinação ocorre em 18 postos drive-thru, 468 UBS, três centros-escolas e em 17 Serviços de Assistência Especializada. As 80 AMAs também estão trabalhando na imunização; há ainda, postos volantes espalhados pela cidade e vacinação em farmácias. Para agilizar o tempo de atendimento em 90% e evitar aglomerações, o governo de São Paulo recomenda que os idosos preencham o cadastro no site vacinajá.sp.gov.br.

* Com informações da repórter Beatriz Manfredini