Manchas de óleo são encontradas no Espírito Santo, diz Marinha

  • Por Jovem Pan
  • 09/11/2019 09h05
Divulgação/MarinhaAté o momento, mais de quatro mil toneladas da substância foram retiradas das praias brasileiras

A Marinha registrou, pela primeira, vez o surgimento de óleo no litoral do Sudeste. As manchas, que já atingiram os nove estados no Nordeste, apareceram, nesta quinta-feira (7), na praia de Guriri, em São Mateus, no norte do Espírito Santo.

Segundo a nota enviada pelo Grupo de Acompanhamento e Avaliação, composto pela Marinha, Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Ibama, as amostras recolhidas são compatíveis a mesma substância encontrada nas praias nordestinas.

Órgãos ambientais especializados, militares do Exército, da Marinha e também voluntários estão ajudando a monitorar a chegada de óleo no litoral capixaba. Até agora, nenhuma praia do Espírito Santo foi interditada por causa do óleo.

As primeiras manchas surgiram no dia 30 de agosto na Paraíba e, desde então, foram encontradas em mais de 400 localidades em todo o Nordeste. Mais de quatro mil toneladas do produto já foram retiradas das praias brasileiras.

A visitação ao parque marinho de Abrolhos, no sul Bahia, que havia sido sido suspensa em função do surgimento de partículas do óleo, foi liberada nesta sexta-feira (8).

*Com informações da repórter Camila Yunes