Vacinação contra a gripe entre idosos de SP está próxima da meta

  • Por Jovem Pan
  • 11/04/2020 07h31
DivulgaçãoEmbora a vacina não proteja contra a covid-19, ela evita que mais pessoas precisem de hospitalização

Todos os idosos do estado de São Paulo foram vacinados contra a gripe, segundo a secretaria estadual de Saúde. É a primeira vez, em 22 anos de campanha, que 100% das pessoas com mais de 60 anos são imunizadas contra a influenza.

De acordo com a diretora de Imunização da secretaria, Núbia Araújo, a pandemia do coronavírus pode ter influenciado esse grupo. Embora a vacina não proteja contra a covid-19, ela evita que mais pessoas precisem de hospitalização.

“No ano passado alcançamos no estado de São Paulo a cobertura de 97% dos idosos contra a influenza. Ou seja, os idosos nesse ano estão mais sensíveis com da necessidade e importância da vacinação contra a influenza.”

Assim como os idosos, os trabalhadores da saúde também fazem parte desta primeira fase da campanha. No entanto, apenas 66% por cento destes trabalhadores foram imunizados até o momento.

Núbia Araújo diz que houve uma mudança na estratégia, para alcançar a meta de vacinar 90% deste público alvo.

“As estratégias adotadas, principalmente dos profissionais de saúde, é tornar cada vez mais próximas as vacinações dos locais de trabalho.”

A segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe começa na próxima quinta-feira (16). Devem se vacinar os doentes crônicos, professores e profissionais das forças de segurança.

A terceira e última etapa começa em nove de maio e tem como público alvo as crianças entre seis meses e seis anos e pessoas com mais de 55 anos.

*Com informações da repórter Nicole Fusco