Sérgio Sá Leitão: ‘Governo passa impressão de que não sabe o que fazer na área da Cultura’

  • Por Jovem Pan
  • 20/05/2020 16h18 - Atualizado em 20/05/2020 16h29
Sérgio Sá Leitão

O secretário da Cultura do estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, afirmou em entrevista ao Jornal Jovem Pan, nesta quarta-feira (20), que o “governo federal passa a impressão de que não sabe o que fazer na área da Cultura”.

Segundo ele, o setor cultural está “parado” e há mais de um ano não são apresentados “projetos consistentes”. “Com essas trocas de secretários e toda essa confusão, em um ano e cinco meses de gestão, jamais foi colocado um projeto consistente para a área cultural.”

Sobre a saída da atriz Regina Duarte do comando da secretaria especial de Cultura do governo Bolsonaro, Sá Leitão afirmou que “torce para que ela faça uma boa gestão na Cinemateca, que está precisando disso”. “E que o novo secretário possa fazer a máquina funcionar”, completou.

O secretário de Cultura do estado de São Paulo revelou ainda que, desde janeiro, tenta liberação de recursos para o setor cultural paulista junto ao governo federal. “Temos programas importantíssimos que precisam funcionar. Temos um convênio com o governo federal para fomento de pontos de cultura e temos R$ 4 milhoes, que estou tentando desde janeiro de 2019 a liberação. Isso é apenas um pequeno exemplo.”

Nesta quarta, Regina Duarte gravou um vídeo ao lado do presidente Jair Bolsonaro agradecendo por, agora, estar à frente da Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Ainda não foi anunciado um novo nome para a Secretaria Especial de Cultura.

Confira a entrevista completa com o secretário: