JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
Três em Um | 16h00 - 18h00
Política

Sanção de ampliação da isenção do IR foi adiada por causa do PL Antifacção

Lula convocou ministros, conversou com o Congresso e articulou a desistência de Derrite de fazer mudanças no projeto

Online Jovem Pan

Lula participa da cerimônia de abertura da COP30
Lula participa da cerimônia de abertura da COP30 Reprodução Gov

Lula voltou para a Brasília, em meio à COP30, para participar da cerimônia de sanção do projeto, mas teve de se envolver na tramitação do texto que combate o crime organizado

O presidente Lula fez uma pausa na COP30 e está em Brasília. Segundo apurou a reportagem, Lula voltou para sancionar o Projeto de Lei que amplia a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês. O texto é uma promessa de campanha do presidente e foi aprovado no Congresso Nacional, após quase um ano de tramitação.

Além da isenção, o projeto também prevê descontos para quem ganha até R$ 7.350 mensais. Lula voltou para Brasília porque planeja fazer uma cerimônia de sanção. O objetivo é político: segundo pesquisa Quaest, o presidente voltou a ter queda de popularidade. Com a sanção, Lula quer fazer um aceno ao eleitorado e dizer que cumpre promessas.

No entanto, nos bastidores, o que se fala é que o presidente ainda não sancionou o texto porque teve de se envolver na tramitação do Projeto de Lei Antifacção. O relator, deputado Guilherme Derrite (Progressistas-SP), apresentou um texto alternativo ao do governo e previu mudanças como equiparar facções ao crime de terrorismo, além de tirar prerrogativas da Polícia Federal.

Lula convocou ministros, conversou com o Congresso e articulou a desistência de Derrite das mudanças. Deu certo. O relator mudou o texto e apresentou uma terceira versão ontem à noite. O projeto foi rebatizado de Marco Legal de Combate ao Crime Organizado, mas segue com, praticamente, as mesmas diretrizes do PL proposto pelo governo.

A expectativa é que o texto seja aprovado ainda hoje no plenário da Câmara. Vencido essa etapa, Lula deve voltar a pensar na sanção do projeto que amplia a isenção do imposto de renda.