Datafolha: Lula e Flávio aparecem empatados com 45% das intenções de voto no 2º turno
Uma pesquisa do Datafolha divulgada neste sábado (16) mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador e pré-candidato à presidência, Flávio Bolsonaro, empatados no segundo turno das eleições de 2026. Lula e Flávio aparecem com 45% das intenções de voto. Nove por cento disseram que votariam em branco ou nulo e 1% não soube responder.
Em abril, Flávio Bolsonaro aparecia numericamente à frente, com 46%, contra 45% de Lula.
O levantamento foi realizado antes do vazamento das conversas envolvendo Flávio e o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, em que ele cobrava o empresário sobre o investimento em torno do filme “Dark Horse”, que conta a vida do ex-presidente Jair Bolsonaro. O levantamento foi realizado na segunda-feira (12) e na terça-feira (13).
A pesquisa foi realizada com 2.004 pessoas, em 139 municípios do Brasil. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE com o código BR-00290/2026.
Comparado a Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (PSD), Lula abriu vantagem de 6 pontos. O atual presidente aparece com 46% das intenções de voto, enquanto o ex-governador de Minas Gerais surge com 40%. Já Caiado tem 39%.
Em abril, Lula aparecia empatado com Flávio, Zema e Caiado no segundo turno.
Essa foi a primeira pesquisa divulgada depois do Intercept Brasil tornar pública a converca entre Flávio Bolsonaro e Daniel Vorcaro.
Nas mensagens, Flávio chama Vorcaro de ‘irmão’ e cobra empresário uma quantia no valor de R$ 134 milhões, dos quais R$ 61 milhões foram efetivamente pagos à produção do filme entre fevereiro e maio de 2025. A conversa aconteceu um dia antes da operação da Polícia Federal (PF) que prendeu o ex-dono do Banco Master no Aeroporto de Guarulhos.
Assuntos
continue lendo
Política
Boato sobre Nossa Senhora Aparecida gera 181 mil comentários em 20 horas
O levantamento identificou que os primeiros comentários sobre o tema começaram ainda na noite desta quinta-feira
- Nunes Marques exige que institutos de pesquisa informem sobre uso de áudios e vídeos Estadão Conteúdo · há 1 hora
- Flávio pede prisão de servidor da Secom que incentivou fake news sobre Nossa Senhora Aparecida Beatriz Manfredini · há 1 hora
- Defesa aponta ‘contradição’ de Moraes no caso Master e pede liberdade de Bolsonaro Jovem Pan · há 2 horas
- Gonet é ‘homem honrado’ que sofreu ‘ataques rasteiros’, diz Gilmar Mendes Jovem Pan · há 3 horas