Governo Federal reconhece situação de emergência em municípios do RS após chuvas
Sete municípios do Rio Grande do Sul tiveram situação de emergência decretada após chuvas intensas que atingiram a região em maio e junho deste ano. A medida está publicada no Diário Oficial da União.
A portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil cita os municípios de São Sepé, Erval Seco, Liberato Salzano, Coronel Bicaco, Cerro Grande, Novo Tiradentes e Seberi.
O reconhecimento da situação de emergência é uma etapa necessária para que estados e municípios possam acessar recursos federais destinados à resposta e à recuperação de áreas atingidas por desastres naturais.
Após a aprovação dos planos de trabalho apresentados pelos municípios, o governo federal poderá autorizar o repasse de recursos para ações de socorro, assistência às famílias afetadas e reconstrução da infraestrutura comprometida pelas chuvas.
Previsão do tempo
Para esta segunda-feira (29), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê continuidade das chuvas e ventanias no Sul do país.
O movimento decorre da diferença de pressão entre um centro de baixa pressão na Argentina e o Anticiclone Subtropical do Atlântico Sul o que intensifica o fenômeno do Jato de Baixos Níveis.
Essa configuração também dificulta o avanço das áreas de instabilidade, que permanecem restritas ao Rio Grande do Sul, onde há avisos laranja de perigo para tempestades com granizo.
O frio perde intensidade na Região Sul, com mínimas em torno de 10°C restritas às regiões de serra. As máximas ficam em torno de 24°C no Rio Grande do Sul devido à atuação das tempestades.
*errata: ao contrário do que indicava a versão anterior deste texto, a situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal não tem relação com as chuvas dos últimos dias, mas, sim, com chuvas que ocorreram em maio e junho.
Assuntos
continue lendo
Brasil
Cidade de São Paulo tem o setembro mais chuvoso desde 1943
O acumulado de 253,8 milímetros medido na manhã desta segunda-feira (14) é três vezes superior à média para todo o mês
- Polícia Civil de SP dará posse ao maior número de investigadores da história David de Tarso · há 3 horas
- Anvisa proíbe caneta emagrecedora vinda do Paraguai Agência Brasil · há 7 horas
- Justiça aceita denúncia contra 5 acusados de matar ciclista no Rio Agência Brasil · há 9 horas
- Acidente entre ônibus e carreta mata seis e deixa 43 feridos em Minas Gerais Jovem Pan · há 10 horas