Carga tributária brasileira chega a 32% do PIB em 2024
Dados divulgados pelo Tesouro Nacional indicam que a carga tributária no Brasil alcançou 32,3% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2024, marcando o maior nível em 15 anos. Este aumento significativo reflete a soma de impostos e contribuições arrecadados por todas as esferas de governo: federal, estadual e municipal. Em comparação com o ano anterior, 2023, houve um acréscimo de 2,06 pontos percentuais, sendo a tributação federal a principal responsável por esse crescimento. A União, por si só, atingiu uma carga de 21,43% do PIB, estabelecendo um recorde na série histórica.
Durante o processo de tramitação da reforma tributária no Congresso, uma das principais preocupações era justamente evitar o aumento da carga tributária. No entanto, as mudanças propostas ainda não foram implementadas. No âmbito estadual, o aumento foi impulsionado pela elevação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis, além do crescimento nas vendas de bens. Já nos municípios, o principal fator de aumento foi a arrecadação do Imposto sobre Serviços (ISS), que cresceu em decorrência da expansão no volume de vendas do setor em 2024.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
A expectativa é que, com a implementação das mudanças propostas na reforma tributária, ocorra uma redistribuição mais equitativa da carga entre as diferentes esferas de governo. Isso poderia aliviar o peso sobre os contribuintes e, ao mesmo tempo, estimular o crescimento econômico.
*Com informações de Carlos Martins
[jp-related-posts ids=”1887112,1887099″]
*Reportagem produzida com auxílio de IA