JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
Jornal da Manhã – 2ª Edição | 07h00 - 10h00
Macroeconomia

TCU suspende leilão de ponte que liga Brasil e Argentina por irregularidades

Ministro Walton Alencar estabeleceu um prazo de 15 dias para que a Comab apresente explicações sobre as qualificações técnicas e os dados de tráfego que foram utilizados no processo

ia samy

Fachada do Ministério
Fachada do Ministério Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu suspender o leilão da ponte que liga o Brasil à Argentina, em razão de irregularidades identificadas. O ministro Walton Alencar estabeleceu um prazo de 15 dias para que a Comissão Mista Argentino-Brasileira (Comab) apresente explicações sobre as qualificações técnicas e os dados de tráfego que foram utilizados no processo. O leilão, que estava agendado para ocorrer em Foz do Iguaçu, integra um projeto do governo que visa conceder a gestão de pontes ao setor privado, com o objetivo de aumentar a eficiência e reduzir custos. A concessão envolve não apenas a operação e manutenção da ponte sobre o Rio Uruguai, mas também a gestão dos investimentos necessários.

[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]

Alencar levantou questionamentos sobre se os critérios de qualificação técnica estabelecidos garantem que a empresa concessionária possua a experiência necessária em rodovias e em áreas alfandegadas. Além disso, foram apontadas inconsistências nos dados de tráfego que fundamentam a modelagem econômico-financeira do projeto. O ministro enfatizou a importância de apresentar a documentação que justifique tanto os requisitos de habilitação técnica quanto a modelagem econômico-financeira da concessão. Ele destacou que a suspensão do leilão é uma medida preventiva, evitando a abertura de propostas antes que as irregularidades sejam esclarecidas.

Por sua vez, o Ministério dos Transportes está empenhado em reverter essa suspensão, com a expectativa de que o leilão possa ser realizado em cerca de 30 dias. Essa iniciativa faz parte de um esforço mais amplo do governo para conceder ao setor privado a gestão das 12 pontes que conectam o Brasil a outros países, buscando ganhos em eficiência e diminuição de custos operacionais.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicada por Matheus Oliveira

[jp-related-posts ids=”1820035,1820054″]

Assuntos