JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
Tempo Real | 14h00 - 16h00
Política

Quem era Heloísa de Carvalho, filha de Olavo, que morreu aos 56 anos em Atibaia

Crítica do bolsonarismo, ela se aproximou da esquerda e ganhou projeção após romper com o pai

Nicolas Robert

Heloísa de Carvalho, filha de Olavo de Carvalho, morreu na quarta-feira (7), aos 56 anos, em Atibaia
Heloísa de Carvalho, filha de Olavo de Carvalho, morreu na quarta-feira (7), aos 56 anos, em Atibaia Reprodução / Redes Sociais

Heloísa de Carvalho Martin Arribas, filha mais velha do escritor Olavo de Carvalho (1948-2022), morreu na quarta-feira (7), aos 56 anos, em Atibaia, no interior de São Paulo. O corpo foi encontrado dentro de casa por um amigo. A Polícia Civil confirmou que o caso foi registrado na Delegacia de Atibaia, mas informou que, devido à natureza do óbito, não divulgará detalhes. A causa da morte não foi informada.

Moradora de Atibaia por mais de três décadas, Heloísa ganhou destaque no debate público a partir de 2018, quando passou a criticar abertamente o pai, considerado referência ideológica do bolsonarismo. O rompimento entre ambos se tornou público e envolveu disputas judiciais, acusações e acordos extrajudiciais.

Em 2021, ela se filiou ao PT e declarou que sua atuação política era voltada ao enfrentamento do bolsonarismo. Também relatava ter afinidade com pautas sociais e dizia ter contato com figuras do partido. A filiação marcou o contraste com o legado conservador de Olavo, que projetou o pensamento de direita e influenciou setores do governo Jair Bolsonaro.

A tensão familiar se estendeu a episódios ligados à política nacional. Em 2020, Heloísa comentou nas redes sobre a presença de Fabrício Queiroz em Atibaia, ex-assessor de Flávio Bolsonaro investigado por suspeita de “rachadinha”, que seria preso no município dias depois.

Heloísa também publicou um livro com relatos pessoais e críticas ao pai. O episódio resultou em ações de Olavo por difamação e em um acordo judicial no qual ela retirou conteúdos das redes e o escritor encerrou o litígio.

[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_4anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]

Apesar da militância na esquerda, Heloísa vivia de forma discreta em Atibaia, com pouca exposição para além das redes e da política. O irmão Davi de Carvalho comunicou a morte em uma rede social e pediu orações, afirmando que não fará novas manifestações sobre o caso.

O velório será realizado nesta sexta-feira (9), com sepultamento no cemitério São Sebastião, ambos em Atibaia.

[jp-related-posts ids=”2093806,2093784″]