Autora de PL que torna pedofilia crime hediondo espera aprovação no Senado e sanção de Bolsonaro em 2022
O projeto de lei que torna o crime de pedofilia em hediondo foi aprovado na Câmara dos Deputados na última quarta-feira, 9, e segue para o Senado Federal. A autora do PL, a deputada Clarissa Garotinho (União-RJ) concedeu entrevista ao vivo para o Jornal da Manhã, da Jovem Pan News, para comentar a aprovação. Segundo ela, os parlamentares que aprovaram a proposta já formam uma força-tarefa para conversar com senadores e tentar a aprovação do texto também na segunda casa do Congresso Nacional. Garotinho espera que seja possível, ainda em 2022, que o texto passe a valer, com sanção do presidente Jair Bolsonaro (PL), antes dele terminar seu mandato.”Estamos conversando com os senadores para que a gente possa aprovar ainda esse ano e, quem sabe, ter a sanção do presidente Bolsonaro, até o final deste ano, para esta proposta que é tão importante”, disse.
Caso o projeto seja aprovado no Senado e sancionado pela Presidência da República, uma série de pontos muda na forma como a justiça e o sistema carcerário trataram casos de pedofilias condenados. “O que muda transformando a pedofilia em um crime hediondo é tudo. A partir de agora o pedófilo já passa a cumprir a pena em regime fechado. Ele também não tem direito a pagamento de fiança, a indulto, tem a progressão de pena dificultada. E nós não estamos apenas transformando a pedofilia em um crime hediondo. O projeto também trata de outros crimes como corrupção de menores, também proíbe a divulgação de cenas de estupro sem consentimento da vítima, cenas de sexo sem o consentimento da vítima, também altera a lei de execuções penais. O projeto é bem amplo. Ele também amplia as penas para pedófilos e quem pratica uma série de outros crimes envolvendo as crianças”, afirmou a deputada.
Garotinho ainda falou sobre o endurecimento de penas como forma de reduzir a criminalidade, algo que acredita. “A gente viu agora, bem recentemente, o caso do ator José Dumont, que foi preso por pedofilia e, pouco tempo depois, já estava solto. Eu defendo até medidas mais duras, como a castração química. Apresentei inclusive um projeto sobre isso, a castração química de pedófilos e estupradores. Mas esse é um tema que ainda não avançou no Congresso Nacional. Espero que avance. No mundo em que a castração química está sendo adotada, nós vemos que a reincidência caiu drasticamente para cerca de 2%. Por isso, eu acredito muito que o endurecimento de penas é o melhor caminho. Acho que o projeto aprovado foi um avanço, mas que ainda não é suficiente”. Segundo a parlamentar, a reincidência do crime de pedofilia no Brasil é de quase 90%, podendo ser ainda mais alta por falta de denúncias de todos os casos.
continue lendo
Notícias
Lula derrota família Bolsonaro pela segunda vez
Com vantagem no 1º turno, Flávio Bolsonaro recebeu 48%
- Quem é Celina Leão, amiga de Michelle Bolsonaro que foi reeleita governadora do DF Jovem Pan · há 2 semanas
- Datafolha: Flávio Bolsonaro é rejeitado por 46%; Lula, por 45% Jovem Pan · há 2 semanas
- ‘Bondades’ anunciadas por Lula em 2026 somam até R$ 178,1 bilhões ao ano Jovem Pan · há 3 semanas
- Trump diz que Groenlândia tem maior reserva de petróleo do mundo e que ela será explorada Estadão Conteúdo · há 3 semanas