Criminalização da homofobia será julgada em 23 de maio
O julgamento de duas ações que discutem a criminalização da homofobia será retomado no dia 23 de maio. Os grupos de defesa dos LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais) pediam urgência na retomada da discussão.
Em fevereiro, o tribunal dedicou quatro sessões plenárias para julgar duas ações sobre o tema, mas a análise dos processos foi suspensa após quatro votos favoráveis para que a homofobia seja enquadrada como uma forma de racismo.
Pelo menos mais dois ministros que ainda não se posicionaram devem ter o mesmo entendimento, formando maioria na Corte a favor do pleito da comunidade LGBT.
Para as associações de LGBT, a suspensão do julgamento ocorreu de um jeito “extremamente inusitado”, já que a discussão foi interrompida após quatro ministros defenderem enquadrar a homofobia como uma forma de racismo, sem que nenhum integrante da Corte tivesse pedido de vista (mais tempo para análise).
Na ocasião, o ministro Dias Toffoli destacou que o Supremo já havia dedicado quatro sessões plenárias à discussão da criminalização da homofobia, o que impossibilitou a análise de outros processos.
*Com informações do Estadão Conteúdo
continue lendo
Brasil
Após fortes chuvas, Rio Tietê sobe e fica perto de transbordar em SP; veja vídeo
Capital paulista vive dias de muitas chuvas e intensas rajadas de vento, que podem superar os 60km/h
- Empregados da Caixa rejeitam acordo e mantêm greve por tempo indeterminado Jovem Pan · há 15 minutos
- Fortes chuvas deixam 23 desabrigados e causam mais de 25 ocorrências em SP Estadão Conteúdo · há 1 hora
- Desabamento de prédio em construção mata duas mulheres na zona leste de SP Nícolas Robert* · há 2 horas
- Ao menos 100 casas são afetadas por temporal do interior de SP e população é resgatada de bote Estadão Conteúdo · há 14 horas