Estudantes entram em confronto com a polícia na Alesp durante protesto contra escolas cívico-militares
Estudantes que foram à Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) nesta terça-feira (21) protestar contra o projeto de criação de escolas cívico-militares no Estado entraram em confronto com a Polícia Militar. A proposta do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) entrou em votação no mesmo dia. Para impedir a entrada dos estudantes na galeria do plenário, policiais do Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) usaram escudos e atingiram os adolescentes com cassetetes, conforme vídeos feitos pelos manifestantes. Ao menos sete pessoas foram apreendidas durante o confronto. Os elevadores que dão acesso ao plenário foram desligados e as portas antichamas fechadas para evitar a entrada de quem estava lá para protestar.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/cta_logo_jp_geral.png” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
O confronto teve início após a polícia legislativa impedir a entrada de todos os estudantes no plenário, que permanecia praticamente vazio às 17h. André do Prado (PL), presidente da Alesp, justificou as medidas de segurança adotadas pela Casa para evitar uma invasão ao plenário, sem comentar sobre os jovens apreendidos ou agredidos. O deputado Edmir Chedid (União Brasil) criticou a forma como o governo tem pressionado para a aprovação do projeto. A base do governador está mobilizada para aprovar o projeto ainda nesta terça-feira (21). Tarcísio de Freitas elegeu as escolas cívico-militares como uma das principais bandeiras para a área da educação, em um aceno à base bolsonarista, após o governo federal decidir acabar com o programa nacional de fomento a este tipo de centro educacional criado por Jair Bolsonaro.
Assuntos
continue lendo
Brasil
Trem do monotrilho atinge guindaste, que cai em avenida na zona leste de SP; assista
Vídeo mostra o momento em que a composição bate no equipamento, que despenca sobre a via; Corpo de Bombeiros informou que não houve vítimas
- Chuva e frio em parte do país: como fica o tempo no domingo de eleições Estadão Conteúdo · há 19 horas
- Voo entre BH e SP é cancelado após ameaça de bomba em aeronave Estadão Conteúdo · há 1 dia
- O que se sabe sobre a morte de bebês em hospital em São Paulo? Jovem Pan · há 1 dia
- Polícia investiga seis mortes de bebês em hospital de São Paulo; documentos apontam 36 Estadão Conteúdo · há 1 dia