Governo federal apura fraude em 300 mil pedidos do Auxílio Reconstrução no Rio Grande do Sul
A Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul identificou indícios de fraudes em pedidos de recebimento do Auxílio Reconstrução do governo federal. Dos 629.611 cadastros realizados, cerca de 300 ml foram considerados suspeitos e caíram na malha fina. Entre as irregularidades encontradas, destacam-se 1.262 cadastros feitos em nome de pessoas falecidas, 150.638 registros de indivíduos que não residem em áreas afetadas pelas chuvas e 152.780 famílias com endereço não confirmado. Além disso, foram identificados 2.721 casos de cadastros duplicados, o que vai contra as normas estabelecidas pela Medida Provisória nº 1.228/2024.
O ministro da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução, Paulo Pimenta, anunciou que o governo federal irá investigar as situações suspeitas e tomar as medidas necessárias para responsabilizar os envolvidos em possíveis fraudes. Ele ressaltou a importância de garantir a correta destinação dos recursos públicos e punir os infratores. O Auxílio Reconstrução, no valor de R$ 5,1 mil, é destinado às famílias afetadas por desastres climáticos para auxiliar na reposição de bens perdidos e pequenas reformas em imóveis danificados.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/cta_logo_jp_geral.png” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Até o momento, 323.1 mil famílias de 125 municípios foram aprovadas para receber o benefício, totalizando um investimento de R$ 1,4 bilhão por parte da União. O prazo para cadastramento de novas famílias no Auxílio Reconstrução foi prorrogado até 26 de julho pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. A iniciativa visa garantir que mais famílias em situação de vulnerabilidade tenham acesso ao auxílio financeiro e possam reconstruir suas vidas após os desastres naturais.
Publicada por Felipe Cerqueira
[jp-related-posts ids=”1661347,1661200″]
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Assuntos
continue lendo
Brasil
Menino de 8 anos morre no RS após queda de árvore causada por fortes chuvas
Segundo a Defesa Civil estadual, uma árvore caiu sobre a casa onde o garoto morava com a família
- Coronel do Exército morre após cair de parapente em praia do RJ Estadão Conteúdo · há 15 horas
- Turista de 39 anos morre após ser atingida por raio em praia de Santa Catarina Estadão Conteúdo · há 17 horas
- Tempestades deixam ao menos dois mortos no RS; alerta para chuva e granizo vai até terça-feira Estadão Conteúdo · há 19 horas
- Audiência de conciliação entre Discord e Justiça Federal é marcada para dia 2 de setembro Estadão Conteúdo · há 20 horas