Maia realiza reuniões informais com deputados para debater pautas do 2º semestre
Com a proximidade do recesso parlamentar, que inicia no dia 18 e vai até o dia 31 de julho, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), está realizando uma série de reuniões informais com deputados ao longo dessa semana para debater a pauta do segundo semestre da Câmara.
Ele recebeu deputados do seu partido nesta segunda (15) e algumas lideranças do Centrão nesta terça-feira (16). Nas conversas, entraram projetos que devem ser prioridade no próximo semestre, como a lei que flexibiliza o licenciamento ambiental. Outra pauta que ficará para agosto é o segundo turno da reforma da Previdência.
O plano é que a autonomia do Banco Central e a reforma regimental sejam debatidas em setembro.
A reforma tributária, por sua vez, tem sido alvo de polêmicas. Apesar de Maia encabeçar o projeto de Baleia Rossi (MDB-SP), há um certo atrito com o Senado que tenta emplacar o texto do ex-deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), em busca de protagonismo.
Ainda em fase de gestação na Câmara dos Deputados e já gerando disputas entre o governo e o Legislativo, a reforma tributária pode gerar o maior imposto sobre valor agregado (IVA) do mundo. O impacto seria resultado da alíquota de 30% (ou mais) para o novo Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS) que incidiria sobre o consumo.
* Com informações do Estadão Conteúdo
continue lendo
Política
Maioria dos deputados tenta reeleição, mas cresce busca por outros cargos em 2026
437 dos 513 parlamentares em exercício disputarão novo mandato na Câmara; número de candidatos ao Senado dobrou em relação a 2022
- Aos 94 anos, Cacique Raoni é diagnosticado com câncer e recebe cuidados paliativos em MT Agência Brasil · há 4 horas
- Brasileira de 26 anos desaparece após colisão entre barcos em Veneza; marido morreu Estadão Conteúdo · há 5 horas
- Cidade de São Paulo tem o setembro mais chuvoso desde 1943 Estadão Conteúdo · há 6 horas
- Entenda as novas regras da Anac para passageiros indisciplinados Jovem Pan* · há 14 horas