JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
Os Pingos nos Is | 18h00 - 20h00
Brasil

Servidores do IBGE elaboram carta contra administração de Marcio Pochmann

Profissionais acusam a gestão de ter um viés 'autoritário, político e midiático', o que, segundo eles, compromete a credibilidade das pesquisas realizadas pela instituição

ia samy

Marcio Pochmann
Seminário sobre reforma tributária discute desigualdade e justiça fiscal. Paulo Pinto/Agência Brasil

Um grupo de servidores do IBGE divulgou uma carta aberta em que expressam sua insatisfação com a administração de Marcio Pochmann. Os profissionais, que somam 136 e pertencem a três diretorias diferentes, acusam a gestão de ter um viés “autoritário, político e midiático”, o que, segundo eles, compromete a credibilidade das pesquisas realizadas pela instituição. A criação da Fundação IBGE+ é um dos pontos que gerou mais controvérsia entre os servidores. No documento, os servidores ressaltam a ausência de diálogo entre a presidência e os colaboradores, além de manifestarem preocupações sobre a qualidade e a confiabilidade dos dados produzidos.

[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]

A falta de comunicação tem levado a diretores importantes a deixarem seus cargos, evidenciando um clima de descontentamento dentro da organização. Apesar das alegações dos servidores, a direção do IBGE refuta a ideia de que a instituição esteja enfrentando uma crise. Em resposta às críticas, a presidência anunciou que pretende processar aqueles que disseminam o que considera “desinformação”. Essa postura tem gerado ainda mais tensão entre os funcionários e a administração.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicada por Matheus Oliveira

[jp-related-posts ids=”1832457,1832430,1832317″]