Vereador de Japeri é morto a tiros em carro; polícia investiga
O vereador Wendel Andrei de Lima Coelho (PTdoB), do município de Japeri, na Baixada Fluminense, foi assassinado a tiros na madrugada deste domingo (24). Segundo informações da secretaria estadual de Polícia Militar, agentes encontraram o parlamentar morto dentro do carro em que viajava, no bairro de Engenheiro Pedreira.
Equipes do 24º Batalhão da PM estavam em patrulhamento quando notaram o automóvel parado na via, no fim da madrugada. Acionada para registrar a ocorrência, a Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense vai investigar o caso. Houve perícia no local do assassinato e policiais procuram agora por testemunhas.
Tráfico na política da região
A Câmara Municipal de Japeri é formada por 11 vereadores. Wendel foi eleito com 729 votos. Em julho passado, o prefeito eleito Carlos Moraes Costa (PP) e vereadores da cidade foram alvo de uma operação deflagrada pelo Ministério Público do Estado do Rio e pela Polícia Civil, sob a acusação de associação ao tráfico de drogas.
A operação Senones cumpriu mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra o prefeito, o então presidente da Câmara de Vereadores, Wesley George de Oliveira, e o vereador Claudio José da Silva. À época, o MPRJ obteve junto ao Judiciário a suspensão do exercício da função pública do prefeito e dos dois vereadores.
A denúncia relatava que eles integravam núcleo político da organização criminosa que dominava o tráfico de drogas no Complexo do Guandu, em Japeri. Os acusados estariam usando mandatos para agir em favor dos interesses de traficantes da região. Carlos Moraes Costa estava em seu terceiro mandato como prefeito quando foi preso.
O município de Japeri tem atualmente como prefeito em exercício Cezar Melo (PSB). De acordo com o Fórum Grita Baixada, houve 2.142 casos de letalidade violenta na Baixada Fluminense em 2018, o equivalente a 56 mortos a cada 100 mil habitantes, sendo 71,2% causadas por homicídio. O maior índice foi o de Japeri (102,92).
*Com informações do Estadão Conteúdo
continue lendo
Brasil
Defesa Civil emite alerta para rompimento de barragem, e 170 moradores deixam suas casas no RS
Cerca de 60 edificações foram evacuadas incluindo uma escola, que teve as aulas suspensas
- Frio dará trégua em São Paulo? Veja quando as temperaturas voltam a subir Estadão Conteúdo · há 20 horas
- Caso Rick: amigo de piloto diz que ele já havia relatado problemas no helicóptero Jovem Pan · há 22 horas
- Chuvas avançam pelo Norte e Nordeste do país nesta quinta; veja previsão Agência Brasil · há 23 horas
- Defesa Civil emite alerta para risco de inundação em Porto Alegre Agência Brasil · há 1 dia