Com desafio político, novo Casa Civil de Tarcísio começa reuniões com presidentes de partidos nesta quinta
O novo secretário da Casa Civil de São Paulo, Roberto Carneiro (Republicanos), vai começar a receber presidentes de partidos de diversas siglas na próxima quinta-feira (29).
As agendas, marcadas para acontecerem no Palácio dos Bandeirantes, devem começar no fim da tarde e ter como pontapé inicial uma conversa com o presidente do PP, Maurício Neves, com quem a relação estava mais tensionada.
Dali para frente, a ideia é abrir o diálogo com todos os comandantes de siglas do Estado de São Paulo, como União Brasil e PL, por exemplo. A leitura predominante é de que a mudança atende a uma necessidade de reforço na articulação política.
Carneiro foi nomeado pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), na semana passada. O objetivo, segundo o próprio chefe do Executivo paulista em declaração à imprensa, era realmente intensificar os acordos políticos já pensando no ano eleitoral.
O governador é conhecido por ser alguém que dá pouca abertura a trocas nesse sentido, e que “faz o que quer” sem prometer cargos. O chefe da pasta até então, Arthur Lima, era visto como alguém mais burocrático e voltado a processos internos.
Entre as principais críticas, estão as de prefeitos do interior, pela dificuldade na liberação de recursos para municípios, e a de membros de partidos da base aliada, que gostariam da
participação de Tarcísio em eventos e gravações para as redes sociais.
Desde agosto de 2025, prefeitos do noroeste do Estado tem se reunido para pedir a liberação de recursos. A primeira, durante o Congresso Estadual de Municípios, na capital paulista. Depois, em janeiro, o movimento se repetiu.
Faixas com a frase “SOS governador: cidades do oeste paulista pedem socorro” tem sido utilizadas. Sob condição de reserva, a coluna conversou com representantes dos municípios que integram a Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema).
Eles destacaram a necessidade de “mais apoio financeiro e menos burocracia na liberação das verbas já pactuadas.” Um deles citou que a chegada de Carneiro dá “expectativa”, mas ressalta que há desconfiança de que algo “realmente vá ser feito dessa vez”.

Prefeitos do noroeste do Estado reunidos para pedir a liberação de recursos com faixa com a frase “SOS governador: cidades do oeste paulista pedem socorro”
Gilberto Kassab
Antes de Carneiro, a figura de Gilberto Kassab, secretário de Relações Institucionais, era tida como a principal no que diz respeito à articulação política. Relatos confirmam que o presidente do PSD contribuiu para uma boa imagem de Tarcísio no interior, mas destacam que o foco eleitoral e no crescimento do partido de Kassab poderia ter travado tratativas.
Como antecipou a coluna, Kassab deve deixar o cargo até março para concorrer nas eleições deste ano. Tarcísio já teria escolhido um substituto, mas aguarda sinal verde do próprio secretário para dar andamento na exoneração.
continue lendo
Beatriz Manfredini
Derrite e André terão mais TV que Haddad; direita aposta em exposição para crescer ao Senado
Derrite terá 314 inserções diárias, enquanto André do Prado contará com 303; Haddad terá 289
- Tarcísio estreia propaganda na TV relembrando tragédia de São Sebastião Beatriz Manfredini · há 4 horas
- Em ocorrência de tráfico, PM encontra faixas de protestos contra Tarcísio Beatriz Manfredini · há 15 horas
- Tarcísio tem aconselhado campanha de Flávio Bolsonaro sobre deslizes Beatriz Manfredini · há 1 dia
- Flávio tenta aproximar campanha da Faria Lima com jantar em setembro Beatriz Manfredini · há 2 dias