Guedes diz que não quer ver a ‘chinesada’ entrar no Brasil e ‘quebrar nossas fábricas’
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta sexta-feira, 26, durante evento com empresários do agronegócio no Rio Grande do Sul, que não vai permitir a entrada da “chinesada” no Brasil para “pegar” a indústria. “O empresariado brasileiro tem uma bola de ferro na perna direita, que são juros muito altos, uma bola de ferro na perna esquerda, que são impostos muito altos. Você bota um piano nas costas dele, que são os encargos trabalhistas, e fala: ‘Corre que o chinês vai te pegar'”, discursou Guedes. O ministro defendeu a abertura da economia e a redução de impostos.
Segundo ele, as empresas brasileiras precisam estar preparadas para serem competitivas. “Não queremos a ‘chinesada’ entrando aqui quebrando nossas fábricas, nossas indústrias, de jeito nenhum. O que queremos é uma coisa moderada. Baixamos o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 35%. O IPI é um imposto de desindustrialização em massa. Está destruindo o Brasil há 40 anos. É ridículo, patético, está errado. É um imposto pago antes de ter renda. Evamos acabar com o IPI.”
[jp-related-posts ids=”1304791,1304704″]
Assuntos
continue lendo
Mundo
China confirma visita do presidente Xi aos Estados Unidos esta semana
Xi e Trump anunciaram em outubro de 2025 uma frágil trégua após meses de guerra comercial, consolidada na cúpula de maio
- BC reduz taxa de juros a 13,75% ao ano Júlia Mano · há 6 dias
- Fecomércio vê impacto relevante no comércio com fim da escala 6×1 Jovem Pan · há 2 semanas
- Balança comercial brasileira registra superávit de US$ 7,4 bilhões em agosto Agência Brasil · há 3 semanas
- PIB brasileiro tem 5º maior crescimento do mundo no 2º trimestre; leia ranking Agência Brasil · há 3 semanas