Emmy muda regras e veta indicados ao Oscar de concorrem em ambos

  • Por Jovem Pan
  • 08/05/2020 11h25
DivulgaçãoNovas regras afetarão principalmente documentários televisivos, que eram editados para concorrem às duas premiações

O Emmy Awards anunciou novas regras para 2021 que vetam os indicados ao Oscar de também concorrerem à premiação dos melhores da TV americana. Dessa forma, documentários televisivos serão os principais afetados, já que muitos eram editados para concorrem na categoria da Academia do Oscar.

Um exemplo é o documentário “O.J.: Made in America”, originalmente exibido na ESPN como uma série de sete episódios. O título foi indicado a seis Emmys, incluindo o de Melhor Série Documental, e ganhou dois prêmios técnicos.

Para o Oscar, a emissora editou a produção como um longa de 8 horas para disputar na categoria de Melhor Documentário – e venceu, em 2017.

As novas regras do Emmy foram anunciadas logo após a decisão da Academia de permitir que filmes concorram ao Oscar 2021 mesmo sem estrearem nos cinemas. A medida, no entanto, valerá apenas para a edição do próximo ano, enquanto a decisão do Emmy deverá ser permanente.