Clubes aprovam proposta da Federação Gaúcha e estadual deve voltar sem rebaixamento

  • Por Jovem Pan
  • 13/05/2020 15h53
Lucas Uebel/GrêmioGauchão deve voltar sem público e sem equipes rebaixadas

Os 12 dirigentes que fazem parte da primeira divisão do Campeonato Gaúcho se reuniram hoje com a Federação Gaúcha de Futebol (FGF), em uma videoconferência, e aprovaram as medidas propostas pela entidade para atenuar os efeitos da pandemia no momento em que os jogos retornarem.

O documento sugere que o período entre a segunda metade de julho e início de agosto como data-base para o retorno do estadual, além da reinicialização sem rebaixamentos e contratações livres. Para possibilitar que o número de clubes se normalize nas próximas temporadas, quatro times caem para a série B na temporada 2021.

O Gauchão foi suspenso em 16 de março, quando o Caxias, campeão do 1º turno, ainda aguardava três rodadas para a decisão – a decisão do 2º turno, a semifinal e a final. Uma “finalíssima” ainda podia acontecer, caso o vencedor da segunda fase não fosse o mesmo.

A decisão dos clubes foi unânime, e o documento elaborado pela FGF segue agora para a validação do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul, Ministério Público (MP-RS) e Secretaria Nacional de Esportes.