Barcelona confirma retorno dos treinamentos na quarta após inspeção da La Liga
O Barcelona confirmou, na manhã desta terça-feira (4), que os treinamentos do time principal serão retomados amanhã, na Ciutat Esportiva, CT do time catalão. Em comunicado, o clube informou que a La Liga, entidade responsável por gerir o Campeonato Espanhol, inspecionou as instalações e autorizou o retorno das atividades individuais.
“O primeiro time de futebol do FC Barcelona retornará à Ciutat Esportiva na quarta-feira para realizar os exames médicos antes de iniciar o treinamento individual nos próximos dias. A Liga deu sinal verde para realizar o exame médico depois de inspecionar as instalações do clube na manhã de terça-feira. Na quarta-feira, serão realizados testes para garantir a saúde dos jogadores”, anunciou o Barça.
A Espanha é um dos países mais afetados pela pandemia da Covid-19 e, da elite do futebol europeu, se junta à Alemanha e à Itália no grupo que ensaia a volta das competições.
A ideia inicial era a de que todos os atletas dos clubes espanhóis passassem por exames médicos antes de iniciar os treinos. Na última quinta-feira, porém, ficou decidido que apenas quem apresentar sintomas do novo coronavírus ou tiver contato com alguém infectado será avaliado. A decisão aconteceu em uma reunião que contou com representantes do Ministério da Saúde, do Grupo de Trabalho de Incentivo ao Esporte, da Liga Espanhola de futebol e do sindicato de jogadores, além de membros de federações de diversos outros esportes.
Por enquanto, os jogadores podem treinar sem ter qualquer contato um com o outro. Os atletas estão se exercitando em casa desde o início de março, quando as partidas foram interrompidas. O retorno aos treinos faz parte da “fase um” do programa de saída da quarentena no futebol espanhol. A ideia é que as atividades ocorram assim até o dia 18 de maio, quando poderão ser autorizados treinos de grupos reduzidos, com até oito pessoas.
Este próximo movimento é denominado de “fase dois”, e a “fase três” é de treinamento com o grupo completo, que precisa durar pelo menos duas semanas antes do retorno efetivo das partidas.
A expectativa é de que as três fases levem, no total, um mês. Não há uma data precisa para a retomada das competições, mas a Federação Espanhola projeta o dia 5 de junho como uma possível volta do futebol nacional. Faltam 11 rodadas para o fim do Espanhol.
*Com Estadão Conteúdo
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.