JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
Jornal Jovem Pan | 20h00 - 22h30
Futebol Internacional

Marcelo é suspenso por três partidas após chamar árbitro de ‘muito ruim’

Declaração veio após lateral ser expulso na prorrogação do jogo contra o Elche, pelas oitavas da Copa do Rei

Flávia de Souza Matos

O tribunal de competição da Real Federação Espanhola de Futebol aplicou nesta sexta-feira, 21, uma suspensão de três partidas ao lateral-esquerdo Marcelo, do Real Madrid, por ter sido expulso e chamado o árbitro de “muito ruim”. A declaração do jogador foi relatada pelo árbitro Figueroa Vázquez, que apitou a vitória de 2 a 1 do Real sobre o Elche na quinta-feira, pelas oitavas de final da Copa do Rei. Marcelo foi expulso com um cartão vermelho direto no início da prorrogação, que estava empatado em 1 a 1, ao derrubar adversário que ficaria cara a cara com o goleiro. O lance gerou polêmica. A frase de Marcelo, “na opinião deste órgão disciplinar, constitui uma infração de desconsideração com o árbitro, tipificada no artigo 117 do Código Disciplinar” e “implica sancionar o seu autor, Marcelo Vieira Da Silva, no grau mínimo, ou seja, duas partidas de suspensão e a multa correspondente”, explicou a entidade, que multou o clube em 700 euros (R$ 4.334, na cotação atual) e o jogador em 600 euros (R$ 3.715).

Na decisão, a entidade explica que rejeitou as argumentações apresentadas pelo clube contra a expulsão de Marcelo. Neles, o Real Madrid inclui “provas de vídeo” para tentar mostrar “a existência de um erro material manifesto” na expulsão do lateral e até declara que “não há contato entre os dois jogadores”, que o jogador adversário não foi derrubado. O tribunal respondeu que “as súmulas do árbitro gozam de uma presunção de veracidade” que “pode ser minada quando se provar a existência de um erro material manifesto”. “Em conclusão, o que é necessário para modificar a avaliação disciplinar do árbitro é que o interessado acredite na existência de um erro objetivo, notório, grosseiro e indiscutível para a opinião de qualquer observador a quem a peça em questão tenha sido submetida”.

[jp-related-posts ids=”1212592,1212102,1212520″]

“É, portanto, evidente que as avaliações subjetivas ou erros suscetíveis de diferentes interpretações na avaliação da peça devem permanecer intocáveis, sendo apenas aqueles em que o erro não está aberto a discussão sujeitos a revisão, situação que não se aplica à peça que é objeto das alegações relacionadas com a expulsão de Marcelo”, acrescentou. Segundo a entidade, “sob a perspectiva acima descrita, a nossa consideração em relação às alegações feitas limita-se a afirmar que, depois de observar as provas em vídeo fornecidas, é evidente que houve contato do jogador do Real Madrid com o atacante, situação que o árbitro determinou como um atropelamento em uma óbvia oportunidade de gol”.

*Com informações da EFE

Assuntos