Uefa dá prazo para países apresentarem planos de conclusão da temporada

  • Por Jovem Pan
  • 28/04/2020 10h20
Divulgação LFCO Liverpool lidera o Campeonato Inglês com 25 pontos de vantagem

A Uefa determinou, nesta terça-feira (28), que as federações e as ligas que geram campeonatos nacionais informem até 25 de maio deste ano os planos de conclusão da temporada, seja em campo ou com o encerramento antecipado, devido à pandemia da Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus.

A data imposta pela entidade continental consta nas diretrizes sobre os princípios de elegibilidade das edições de 2020-2021 das competições de clubes, ou seja, a Liga dos Campeões e a Liga Europa.

Para que haja a definição das equipes que participarão dos torneios, é preciso chegar a uma conclusão sobre a próxima temporada, com a disputa dos jogos restantes ou, como a Holanda já fez, anunciando o encerramento.

Neste segundo caso, as federações deverão enviar a lista com as equipes designadas para representar o país, dentro do “mérito esportivo”. Além dos times escolhidos, deverá constar a justificativa que levou à decisão.

A confederação do “Velho Continente”, inclusive, adianta que avaliará as indicações e “se reserva ao direito de recusar” qualquer equipe proposta por federação nacional que encerrou a temporada antes da disputa de todos os jogos.

No documento enviado às filiadas, a Uefa incentiva que sejam exploradas todas as opções possíveis para que os campeonatos sejam concluídos dentro de campo. A entidade, no entanto, se mostra compreensível de que há motivos legítimos para que se ponha “fim prematuramente” às competições nacionais.

Na Holanda, onde a temporada foi concluída após o governo determinar a proibição dos jogos de futebol até setembro, o campeonato de primeira divisão não teve campeão, nem rebaixados. Ajax e AZ Alkmaar disputarão a ‘Champions’, enquanto Feyenoord, PSV Eindhoven e Willem II participarão da Liga Europa.

*Com EFE