Biden fala de crise na Ucrânia na primeira conversa com novo chanceler alemão
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou pela primeira vez nesta sexta-feira, 10, com o novo chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, desde que o sucessor de Angela Merkel assumiu o cargo, há dois dias. Segundo nota emitida pela Casa Branca, a conversa via telefone teve discussões sobre o trabalho conjunto em uma “ampla gama de desafios globais”, incluindo “as forças crescentes da Rússia em torno da Ucrânia”. Ainda de acordo com o comunicado, Biden e Scholz também abordaram os seus “esforços contínuos” para acabar com a pandemia da Covid-19 e como combater a ameaça representada pela mudança climática. Na ligação, o presidente norte-americano aproveitou a oportunidade para felicitar o chanceler alemão pela posse e pela formação de uma coalizão entre os Sociais-Democratas, Verdes e Liberais. Ele também reafirmou o apoio a uma parceria “robusta” entre Washington e Berlim e expressou seu desejo de “fortalecer ainda mais essa relação cooperativa transatlântica nos próximos anos”.
Washington e Kiev acreditam que a Rússia está preparando uma incursão em território ucraniano que poderá ocorrer já em 2022. De acordo com estimativas das inteligências dos dois países, entre 70 mil e 94 mil soldados russos se acumulam na fronteira. Scholz, que esteve em Paris nesta sexta-feira, reafirmou a necessidade de garantir a inviolabilidade da fronteira da Ucrânia contra a ameaça de uma invasão russa. O sucessor de Angela Merkel, chanceler de 2005 a 2021, também pediu a continuação das negociações no chamado “formato de Normandia”, no qual Ucrânia, Rússia, França e Alemanha estão tentando encontrar uma saída para a crise no leste ucraniano, controlado por separatistas pró-russos.
[jp-related-posts ids=”1196987,1196154,1195926″]
*Com informações da EFE
Assuntos
continue lendo
Mundo
Com presença do Irã na ONU, Trump questiona se deveria ‘aniquilar’ o país
Presidente dos EUA voltou a ameaçar o regime iraniano durante discurso na Assembleia Geral e disse que Teerã não terá uma arma nuclear
- Cuba responde Trump após ele afirmar na ONU que a ilha ‘cairá’ AFP · há 1 hora
- Cuba deixa Assembleia da ONU após Trump falar em mudança de regime no país Jovem Pan · há 5 horas
- Secretário-geral da ONU fala em ‘limpeza étnica’ na Cisjordânia ocupada AFP · há 6 horas
- Lula e Trump discursam nesta terça na Assembleia Geral da ONU; acompanhe ao vivo Jovem Pan · há 6 horas