Escaladores brasileiros estão desaparecidos na Patagônia Argentina
Dois brasileiros estão desaparecidos no Monte Fitz Roy, no Parque Nacional Los Glaciares, na Patagônia Argentina. O capixaba Fabrício Amaral e o mineiro Leandro Ianotta fizeram contato pela última vez na sexta-feira (19). Em seu perfil na rede social Instagram, Ianotta chegou a relatar que a primeira investida no local foi “incrível”, mas que, em razão do vento forte, eles teriam optado por descer e esperar uma “janela” para continuar a caminhada.
O vice-presidente da Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada, Natan Fabrício, informou que uma equipe de busca foi enviada ao local, mas um dos resgatistas se acidentou gravemente e o grupo precisou voltar. As buscas, neste momento, segundo ele, permanecem suspensas em razão do mau tempo.
Fabrício explicou que os dois brasileiros têm boa experiência em escalada e que o local onde eles desapareceram não é para iniciantes. “Difícil acesso, difícil escalada. Não é fácil chegar”, disse. A expectativa dos amigos e da família é que uma janela se abra – termo utilizado para definir o momento em que o tempo ruim cessa e surge um intervalo de três ou quatro dias de tempo bom.
Por meio de nota, o Ministério das Relações Exteriores informou que o Consulado do Brasil em Buenos Aires acompanha o caso dos brasileiros e está em contato com as famílias, prestando a assistência consular cabível.
*Com Agência Brasil
continue lendo
Mundo
União Europeia sinaliza que voltará a comprar frango e mel do Brasil
A decisão final sobre retomada das exportações brasileiras será tomada em reunião prevista para 20 e 21 de outubro
- Piloto esfaqueado: o que se sabe sobre suposto terrorismo em voo com destino a Israel Estadão Conteúdo · há 12 horas
- EUA concluem retirada das tropas americanas do Iraque e Bagdá celebra ‘soberania’ Estadão Conteúdo · há 14 horas
- Voo com destino a Israel é desviado para a Arábia Saudita após briga entre pilotos Jovem Pan* · há 15 horas
- Irã sofre com disparada nos preços de medicamentos diante de bloqueio dos EUA Estadão Conteúdo · há 16 horas