Presidente da Venezuela reestrutura o alto comando das Forças Armadas
A presidente venezuelana, Delcy Rodríguez, empossou no sábado (25) novos membros do alto comando e diversos oficiais regionais das Forças Armadas, além de ratificar o ministro da Defesa, general Gustavo González López.
Rodríguez assumiu o cargo após a deposição de Nicolás Maduro em uma operação militar dos Estados Unidos em janeiro. As Forças Armadas, consideradas um pilar do chavismo, expressaram seu apoio inabalável e absoluta “lealdade” a ela na ausência do líder de esquerda.
A posse dos novos oficiais de alta patente visa “continuar fortalecendo as políticas de segurança do nosso país e manter a paz e a tranquilidade”, disse Rodríguez no sábado, durante uma cerimônia militar televisionada.
A presidente nomeou o major-general Rubén Belzares Escobar como chefe do Comando Operacional Estratégico, considerado o segundo cargo mais importante das Forças Armadas e responsável pelas tropas.
Belzares Escobar era comandante do Exército e substitui o major-general Rafael Prieto Martínez, nomeado em março em meio a uma reformulação do comando militar promovida por Rodríguez.
A presidente também substituiu o segundo em comando do Comando Operacional Estratégico, o chefe do Comando Integrado de Defesa Aeroespacial e seis dos oito generais responsáveis pelas regiões do país.
O general Gustavo González López manteve seu cargo como ministro da Defesa.
continue lendo
Mundo
Desaprovação de Trump chega a 65%, maior número do governo, diz pesquisa
O apoio a guerra no Irã também nunca esteve tão baixo
- Trump afirma que Xi Jinping visitará a Casa Branca e terá uma ‘boa recepção’ Estadão Conteúdo · há 7 horas
- Presidente da Colômbia manda deportar imigrantes em situação irregular AFP · há 9 horas
- Netanyahu diz que Irã tentou matar um de seus filhos AFP · há 9 horas
- ICE prende pai de membro da Marinha americana que está no Oriente Médio Jovem Pan · há 10 horas