Presidente do Peru pede trégua nacional e propõe criação de ‘mesas de diálogo’
A presidente do Peru, Dina Boluarte, pediu trégua nacional e propôs a criação de ‘mesas’ de diálogo nesta terça-feira, 24, em meio aos protestos que acontecem desde dezembro, quando Pedro Castillo foi destituído do cargo. “Convoco a minha querida pátria para uma trégua nacional para poder estabelecer mesas de diálogo, para poder fixar a agenda por cada região e desenvolver nossos povos. Não me cansarei de convocar o diálogo, a paz e a unidade”, disse Boluarte em uma entrevista coletiva para a imprensa estrangeira no Palácio de Governo, em Lima. Durante a entrevista, Boluarte reiterou várias vezes seu “lamento pelos mortos” nos protestos, que são pelo menos 46 diretamente relacionados com as manifestações, que foram retomadas em 4 de janeiro no sul do Peru e mantêm bloqueios nas principais estradas do país, mas descartou novamente que vai renunciar ao cargo.
“Minha renúncia resolveria a crise e a violência? Quem assumiria a Presidência da República?”, questionou a presidente, diante das perguntas dos jornalistas sobre sua permanência no cargo. “Sairei quando tivermos convocado as eleições gerais. Não tenho a intenção de permanecer no poder”, disse Boluarte de maneira taxativa, acrescentando que o Congresso, “sem sombra de dúvida”, confirmará em fevereiro a antecipação das eleições, previstas para abril de 2024. A crise social no Peru é um reflexo da enorme lacuna entre a capital e as províncias andinas mais pobres do sul, que apoiaram Castillo – que tem ascendência indígena – nas eleições de 2021, e a destituição e prisão do ex-presidente de esquerda, em 7 de dezembro, quando ele tentou dissolver o Parlamento – controlado pela direita – que estava prestes a removê-lo do poder por suspeita de corrupção.
[jp-related-posts ids=”1363495,1362414″]
Assuntos
continue lendo
Mundo
Argentina amplia denúncias de atividades petrolíferas ilegais próximo das Malvinas
Javier Milei indicou que Buenos Aires continuará 'utilizando todos os meios à sua disposição para punir e impedir' tais empresas
- Trump diz ser ‘horrível’ decisão da Corte de rejeitar restrição sobre voto por correio AFP · há 2 horas
- Turquia prende dezenas de manifestantes que protestavam contra a repressão LGBTQIA+ AFP · há 3 horas
- Bruxelas diz que ‘prioridade’ é repatriar ao Marrocos migrantes ilegais do país em Ceuta Europa Press · há 3 horas
- OMC alerta que o comércio sofre os ‘maiores distúrbios’ de sua história AFP · há 6 horas