Referendo em Belarus aprova nova Constituição que renuncia status de ‘país não nuclear’
A população de Belarus aprovou neste domingo, 27, uma nova constituição no país que retirará o status de ‘não nuclear’. Ao todo, 65,2% dos votos válidos concordaram com a alteração. Países do Ocidente, porém, já emitiram comunicados e afirmaram que não reconhecerão a iniciativa devido a alta repressão que os opositores do governo sofrem no local. Segundo ativistas de direitos humanos, Belarus prendeu mais de mil presos políticos no dia da votação.
“Se você (Ocidente) transferir armas nucleares para a Polônia ou Lituânia, para nossas fronteiras, então vou recorrer a Putin para devolver as armas nucleares que dei sem quaisquer condições”, disse o presidente Lukashenko. Com a mudança, armas nucleares poderão ser produzidas ou encaminhadas ao governo de local. A guinada ocorre dias após o presidente da Rússia, Vladimir Putin, utilizar o território de Belarus para lançar suas tropas e invadir a Ucrânia. Horas antes da votação, o líder russo ordenou que sua equipe de armas nucleares entrasse em alerta máximo.
Assuntos
continue lendo
Eliseu Caetano
Trump expressa abertura para discutir armas nucleares com Putin e Xi Jinping
Reunião na China não está confirmada, e Pequim resiste a negociações trilaterais de desarmamento
- Deputada perde as duas pernas após atropelamento AFP · há 2 horas
- Canal do Panamá bate recorde de carga após fechamento de Ormuz AFP · há 2 horas
- Vice de Trump não declara apoio à reeleição de Netanyahu Estadão Conteúdo · há 15 horas
- Trump afirma que América do Sul está se tornando extremamente conservadora: ‘Passou a prosperar’ Estadão Conteúdo · há 16 horas