Quatro são acusados por acidente aéreo da Malaysia Airlines que aconteceu em 2014
Procuradores holandeses acusaram três russos – Igor Girkin, Sergey Dubinsky and Oleg Pulatov – e um ucraniano – Leonid Kharchenko – de envolvimento direto na destruição em pleno voo do MH17 da Malaysia Airlines, quando fazia a rota Amesterdã-Kuala Lumpur. Morreram no acidente 298 pessoas. O MH17 foi atingido no ar em 17 de julho de 2014, quando sobrevoava território controlado pelos separatistas pró-russos na Ucrânia.
A maior parte das vítimas era holandesa. Uma investigação conjunta de uma equipe formada por representantes da Austrália, Bélgica, Malásia e Holanda descobriu que o avião foi abatido com um míssil de origem russa.
Procuradores holandeses anunciaram hoje (19) que quatro suspeitos serão acusados pela destruição do aparelho e a morte das 298 pessoas a bordo – três russos e um ucraniano, considerados responsáveis por terem transportado o sistema de mísseis utilizado para abater o MH17.
As autoridades vão emitir mandados de busca internacionais para que os envolvidos sejam levados ao tribunal, sob acusação de assassinato, em julgamento na Holanda, que deve começar em 9 de março de 2020.
Os investigadores dizem que há evidências claras de que a Rússia providenciou o sistema de lançamento dos mísseis.
O julgamento decorrerá, muito provavelmente, sem os três acusados russos, uma vez que a Rússia sempre negou qualquer envolvimento na queda do avião e recusou cooperar com a investigação.
Quanto ao ucraniano, as autoridades acreditam que possa estar em seu país.
*Com informações da Agência Brasil
continue lendo
Mundo
El Niño provocará até 451 mil mortes associadas ao calor; estima-se 13,3 mil no Brasil
Estudo da Climate Impact Lab indica que o maior impacto do fenômeno climático será em países em desenvolvimento
- Harvey Weinstein é condenado a 15 anos de prisão por agressão sexual AFP · há 7 horas
- Em discurso na Assembleia Geral, Milei chama ONU de ‘organização inútil’ AFP · há 8 horas
- Na ONU, presidente do Irã chama EUA de terroristas e diz que país não ‘se ajoelhará’ AFP · há 8 horas
- Brasileira de 25 anos é encontrada morta em porta-malas de carro na França Jovem Pan · há 10 horas