Trump não declara apoio a Flávio e diz que acompanhará ‘de perto’ eleições no Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, evitou nesta sexta-feira (2) manifestar apoio ao senador e candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro (PL). Perguntado se daria suporte ao parlamentar, o republicano voltou a dizer que acompanhará “de perto” as eleições no Brasil.
“Nós estamos olhando isso, tudo aquilo, vamos acompanhar aquela eleição bem de perto”, afirmou Trump a jornalistas. As informações são do portal g1.
Na quinta-feira (1º), o líder norte-americano havia dado a mesma declaração quando questionado por um repórter. “O Brasil é um país muito importante. É um ótimo país. As pessoas do Brasil são fantásticas. É uma eleição muito importante”, disse o republicano.
Reconhecimento das eleições brasileiras
A postura de Trump se dá em momento no qual senadores dos EUA cobraram que o republicano reconheça o resultado oficial das eleições no Brasil, independentemente de quem for eleito. Em carta enviada na segunda-feira (28), os democratas Jeanne Shaheen, Tim Kaine e Peter Welch questionaram como o Departamento de Estado pretende atuar na proteção do pleito brasileiro e pediram informações sobre a cooperação dos Estados Unidos com países da região para o acompanhamento de eleições e processos judiciais.
Os democratas também criticaram o que classificaram como uma sequência de ações do governo Trump que pode representar interferência nos assuntos internos do Brasil. Segundo eles, ao longo do segundo mandato do republicano, autoridades norte-americanas adotaram medidas que podem afetar a estabilidade política e institucional brasileira.
Entre os episódios citados está a nomeação de Darren Beattie como assessor sênior do Departamento de Estado para assuntos relacionados ao Brasil. Na avaliação dos parlamentares, a escolha gerou preocupação por causa das posições públicas sobre o governo brasileiro e as instituições do país. Ele é um político de extrema-direita e forte crítico da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A carta também citou a adoção de novas tarifas sobre produtos brasileiros após uma investigação comercial conduzida pelos Estados Unidos. Segundo os senadores, a apuração teria sido “iniciada por determinação de Trump”, em meio a críticas do chefe de Estado norte-americano a decisões de autoridades brasileiras.
Para os parlamentares, essas medidas se somam a outras ações diplomáticas, econômicas e políticas que, na avaliação deles, podem afetar a confiança no processo eleitoral brasileiro e a relação entre os dois países.
Assuntos
continue lendo
Mundo
Trump celebra vitória de Flávio, mas prevê eleição disputada
Declaração foi dada a jornalistas nesta segunda-feira (5)
- Brasileiro é preso nos EUA por se passar como agente do ICE em local de votação em Miami Estadão Conteúdo · há 8 horas
- Trump autoriza execução por pelotão de fuzilamento de autor de massacre nos EUA AFP · há 8 horas
- Países da Ásia Central reforçam medidas de controle de fronteiras com a Rússia por surto de peste Estadão Conteúdo · há 11 horas
- Esposa de Maduro tem ‘problema muito delicado no coração’, diz filho AFP · há 15 horas