Tufão Faxai deixa ao menos 1 morto e dezenas de feridos no Japão
A passagem do tufão Faxai deixou, nesta segunda-feira (9), ao menos um morto, dezenas de feridos, cerca de 900 mil casas sem energia elétrica e causou graves transtornos no transporte público do Japão, incluindo na capital Tóquio, de acordo com informações da mídia local.
Faxai se formou no Pacífico e tocou terra na região de Chiba, por volta das 5h (hora local).
Segundo a Agência Meteorológica do Japão, o 15º tufão da temporada registrou ventos com uma velocidade máxima de 144 km/h e sequências de 216 km/h, afastando-se novamente em direção ao Pacífico, a cerca de 30 km/h, após impactar no litoral oriental da maior ilha do Japão.
Fontes policiais disseram à emissora “NHK” que uma mulher de aproximadamente 50 anos morreu em Tóquio por conta de uma rajada de vento que a empurrou bruscamente de um edifício.
Além disso, pelo menos 36 pessoas ficaram feridas em Tóquio e arredores e na província de Chiba, onde o maior impacto foi recebido pelo tufão, que ao longo da manhã foi perdendo força.
Aproximadamente 900 mil casas ficaram sem energia nas últimas horas.
O tufão obrigou o cancelamento de mais de 160 voos e em Tóquio e arredores, houve inúmeras alterações no sistema de transporte público.
O JR East, um dos mais importantes sistemas urbanos e suburbanos do metrô que atende Tóquio e seus arredores, suspendeu suas operações antes do tufão e estava programado para retomá-las ao longo do dia.
Uma das linhas do sistema JR, a única circular no extenso sistema de metrô suburbano da grande Tóquio, teve seu serviço interrompido até o meio da manhã de hoje, quando começou a retomar suas operações.
Além disso, as operações das linhas do trem-bala, que partem de Tóquio, que estavam suspensas há várias horas, retomaram aos poucos seu funcionamento.
*Com Agência EFE
Assuntos
continue lendo
Mundo
Argentina amplia denúncias de atividades petrolíferas ilegais próximo das Malvinas
Javier Milei indicou que Buenos Aires continuará 'utilizando todos os meios à sua disposição para punir e impedir' tais empresas
- Trump diz ser ‘horrível’ decisão da Corte de rejeitar restrição sobre voto por correio AFP · há 51 minutos
- Turquia prende dezenas de manifestantes que protestavam contra a repressão LGBTQIA+ AFP · há 1 hora
- Bruxelas diz que ‘prioridade’ é repatriar ao Marrocos migrantes ilegais do país em Ceuta Europa Press · há 1 hora
- OMC alerta que o comércio sofre os ‘maiores distúrbios’ de sua história AFP · há 5 horas