Zelensky celebra acordo ‘realmente justo’ com EUA para exploração de terras raras ucranianas
O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, celebrou nesta quinta-feira (1°) o acordo “realmente justo” assinado com os Estados Unidos sobre o acesso aos recursos minerais da Ucrânia, um documento que estava sendo negociado há semanas. “O acordo mudou significativamente” durante as negociações, disse Zelensky em sua mensagem diária.
“Agora é um acordo realmente justo que cria oportunidades importantes de investimento na Ucrânia”, acrescentou. Destacou que o documento não contempla uma dívida inicial da Ucrânia com os Estados Unidos, como pretendia inicialmente o presidente Donald Trump e que tinha como objetivo a criação de um fundo “para investir na Ucrânia e gerar lucros aqui”.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Esse acordo se refere à extração de minerais, petróleo e gás na Ucrânia, ao qual empresas americanas poderão acessar. Chega após árduas negociações e tensões entre Kiev e Washington, marcados por um altercado verbal entre Donald Trump e Volodimir Zelensky no Salão Oval no final de fevereiro.
Segundo diversas estimativas, a Ucrânia possui aproximadamente 5% dos recursos mineirais do mundo, embora nem todos estejam sendo explorados ou sejam facilmente exploráveis. Outros se encontram em territórios ocupados por Moscou ou ameaçados pelo avanço das forças russas.
*Com informações da AFP
Publicado por Carolina Ferreira
[jp-related-posts ids=”1942590,1942569″]