Governo de SP confirma empresa vencedora da licitação do Túnel Santos-Guarujá

Com um contrato de 30 anos, o consórcio liderado pela empresa Mota-Engil será responsável pela construção e gestão da obra

  • Por Jovem Pan
  • 21/10/2025 10h30 - Atualizado em 21/10/2025 10h31
  • BlueSky
Sergio Barzaghi/Governo do Estado de SP Lançamento do Edital de Concessão do Túnel Santos-Guarujá Governo de São Paulo confirma a empresa vencedora do leilão para a construção do túnel que ligará as cidades de Santos e Guarujá, no litoral paulista

O Governo de São Paulo confirmou oficialmente a empresa vencedora do leilão para a construção do túnel que ligará as cidades de Santos e Guarujá, no litoral paulista. O consórcio liderado pela empresa Mota-Engil foi o vencedor e agora avança nas tratativas com a gestão estadual para a assinatura do contrato, que terá duração de 30 anos.

A expectativa inicial é que a obra seja entregue e comece a operar em 2031. No entanto, o governador Tarcísio de Freitas mencionou a possibilidade de antecipar a conclusão para 2030.

Após a oficialização, o governo estadual e a empresa têm um prazo de 60 dias para finalizar todos os detalhes burocráticos e formalizar o acordo. A partir da assinatura, a primeira etapa será a definição do local exato onde a estrutura do túnel será pré-fabricada antes de ser submersa.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O projeto prevê um túnel com aproximadamente 1 quilômetro de extensão total, sendo cerca de 800 metros submersos. A estrutura será projetada para permitir o tráfego de automóveis, além de contar com passagem para pedestres e ciclistas, facilitando a mobilidade entre as duas cidades. A obra é uma parceria entre o governo estadual e o governo federal.

*Com informações de Beatriz Manfredini

*Reportagem produzida com auxílio de IA

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.