Inmet alerta para risco de hipertermia por onda de calor intenso

Elevação da temperatura corporal pode causar alterações no estado mental, comprometimento de órgãos e até risco de morte

  • Por Jovem Pan
  • 06/10/2020 22h55 - Atualizado em 07/10/2020 08h18
RENATO LOPES RP/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO São Paulo, o Inmet emitiu um alerta de calor intenso ao longo desta semana, com sensação térmica que pode variar entre 40ºC e 45ºC

A onda de calor intenso em grande parte do Brasil fez com que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitisse um alerta vermelho para as cidades das regiões centro-oeste, sudeste e do Tocantins. O sinal de atenção deve durar até a próxima sexta-feira e o risco potencial, segundo a instituição, é de morte por hipertermia. Nesta terça, também foi criado o alerta de perigo para baixa umidade relativa do ar, que varia entre 20% e 12%. Há risco de incêndios florestais nas áreas afetadas e à saúde como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Esse aviso foi emitido para Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins.

A hipertermia é a elevação da temperatura corporal central acima de 40ºC – embora o aumento superior a 37ºC já cause desconforto. Essa condição pode ocorrer quando o corpo produz (no caso de febre) ou absorve mais calor do que consegue eliminar para o ambiente, o que pode levar a alterações no estado mental, comprometimento de órgãos e risco de morte. Os sintomas mais comuns são mudanças no estado mental, fadiga, náuseas, vômitos e perda de consciência.

O recomendado é manter a hidratação constante das vias aéreas, ingerir bastante água, não ficar exposto ao sol no período mais crítico, entre 10 e 16 horas, além de evitar a prática de atividade física. Exercícios intensos também podem levar ao que se conhece por hipertermia induzida por esforço. Em casos mais graves, a condição é uma emergência médica que precisa de tratamento imediato.

Segundo o Inmet, o alerta em grau máximo, que representa grande perigo, foi necessário porque as temperaturas nas regiões afetadas estão 5ºC acima da média de três a cinco dias. A instituição orienta que as pessoas busquem instruções sobre a situação com a Defesa Civil (telefone 199). Em São Paulo, o órgão emitiu um alerta de calor intenso ao longo desta semana, com sensação térmica que pode variar entre 40ºC e 45ºC. Há risco de desidratação e doenças respiratórias.

Confira a lista de regiões que estão em alerta vermelho para calor intenso, segundo o Inmet: Distrito Federal, Mato Grosso, Centro-sul mato-grossense, Nordeste mato-grossense, Norte mato-grossense, Sudeste mato-grossense, Sudoeste Mato-grossense, Mato Grosso do Sul, Sul e Sudoeste do sul-mato-grossense, Pantanal sul-mato-grossense, Centro Norte sul-mato-grossense, Leste Sul-mato-grossense, Goiás, Centro goiano, Leste goiano, Sul goiano, Norte goiano, Noroeste goiano, São Paulo, Campinas, Bauru/Araraquara/Piracicaba, Ribeirão Preto, Araçatuba/São José do Rio Preto, Presidente Prudente/Marília/Assis, Minas Gerais, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Tocantins, Sudeste tocantinense, Sul tocantinense, Oeste tocantinense.

* Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.