Bolsonaro diz não acreditar no número de mortos por Covid-19 em SP: ‘Muito grande’

  • Por Jovem Pan
  • 27/03/2020 18h17 - Atualizado em 27/03/2020 18h41
Dida Sampaio/Estadão Conteúdo Jair Bolsonaro é o atual presidente da República do Brasil

Com diversas referências ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB), o presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou que alguns governadores querem “fazer número político” sobre as contaminações e mortes decorrentes do novo coronavírus.

Durante entrevista ao programa Brasil Urgente, da TV Bandeirantes, Bolsonaro chegou a duvidar dos dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, que tem o maior número de casos no País.

“No Rio de Janeiro, até os dados de ontem, 9 óbitos, e 58 em São Paulo. Eu sei que a população tem uma diferença, mas está muito grande para São Paulo. Não pode ser um jogo de números para favorecer interesses políticos. Não estou acreditando nesses números de São Paulo, até pelas medidas que ele (Doria) tomou”, afirmou.

“São Paulo não está no caminho certo, a população já entendeu que ele (Doria) exagerou na dose, espero que ele tome um comprimido de humildade”, acrescentou Bolsonaro, que também chamou o governador de São Paulo de “papagaio de auditório”, ironizando a quantidade de entrevistas que ele tem dado durante a pandemia.

Durante a conversa, o presidente defendeu que as medidas de contenção da Covid-19 devem ser tomadas de acordo com a “sazonalidade” e o local, mas não apresentou base científica para a estratégia.

“São Paulo tem lugares em que é frio, outros em que é quente. O Vale do Ribeira, por exemplo, é úmido. De acordo com a incidência, tem que ter atuação diferente”, declarou.

Bolsonaro também rebateu Doria sobre a preocupação de o Brasil acabar em situação semelhante à de outros países, como a Itália, que, apenas nesta sexta-feira, informou o registro de quase mil mortes.

“Não adianta querer torturar números de fora do Brasil para justificar ações aqui dentro”, afirmou.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.