Crivella espera ida de Bolsonaro ao RJ na próxima sexta-feira

  • Por Jovem Pan
  • 29/03/2020 15h25
Cléber Mendes/Estadão Conteúdo Marcelo Crivella é o atual prefeito do Rio de Janeiro

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), disse na manhã deste domingo (29) que o presidente Jair Bolsonaro deve visitar a cidade na próxima sexta-feira (3).

“Poderemos passar para ele, aqui mais de perto, nossas dificuldades, nossas lutas”, comentou o prefeito, referindo-se à crise do novo coronavírus.

Após a declaração de Crivella, a reportagem procurou a equipe dele para confirmar a agenda. Segundo a assessoria de imprensa, Bolsonaro vai visitar o gabinete de crise da Prefeitura e o hospital de campanha que está sendo construído no Riocentro, na zona oeste da cidade. Em Brasília, Bolsonaro afirmou que “é possível” que ele vá ao Rio de Janeiro durante a semana.

Na última semana, o partido do prefeito anunciou a filiação de dois filhos do presidente: o vereador carioca Carlos (PSC) e o senador Flávio (sem partido). Além deles, filiou-se ao Republicanos uma das ex-mulheres de Bolsonaro, Rogéria, que pode voltar à vida política tentando uma vaga na Câmara do Rio, caso Carlos desista de se reeleger. Os movimentos escancaram a tentativa de aproximação que Crivella vem tecendo nos últimos meses.

Apesar de ser o quadro de maior projeção da legenda – comanda a segunda capital mais populosa do País -, Crivella é reprovado por 72% da população carioca, segundo pesquisa Datafolha feita em dezembro do ano passado. Ele busca, com o apoio do clã Bolsonaro, ideologizar a campanha.

Crivella evita responder se sua aproximação com Bolsonaro neste contexto de coronavírus não é contraditória, dado que a Prefeitura adota medidas contundentes contra a propagação da doença enquanto o presidente diz que o País não pode parar. Ao contrário do governador Wilson Witzel, que tem batido de frente com Bolsonaro e cobrado nova postura sobre a crise, Crivella mantém panos quentes e faz pequenos acenos à possibilidade de flexibilização de restrições.

Após a declaração de Crivella sobre a vinda de Bolsonaro ao Rio, a reportagem tentou uma confirmação com interlocutores do presidente, mas ainda não obteve retorno.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.